29 Junho 2024, Sábado

- PUB -
Livro “Tratado do Cante (Contributo)” apresentado na Baixa da Banheira

Livro “Tratado do Cante (Contributo)” apresentado na Baixa da Banheira

Livro “Tratado do Cante (Contributo)” apresentado na Baixa da Banheira

|

Exterior da Sociedade Recreativa e Cultural União Alentejana recebeu evento, para dar a conhecer obra de José Francisco Pereira e Maria Eduarda Rosa

 

O exterior da Sociedade Recreativa e Cultural União Alentejana, na vila da Baixa da Banheira, foi palco do lançamento do livro “Tratado do Cante (Contributo)”, de autoria de José Francisco Pereira e Maria Eduarda Rosa.

- PUB -

A apresentação decorreu no passado sábado Inserida no projecto municipal “O Cante Também é Nosso”, a publicação reúne o maior número possível de informação sobre esta forma de cantar, contribuindo para a sua perenidade, e servindo de consulta aos interessados por esta temática, onde podem se encontrar alguns testemunhos de mestres, cantadores e cantadoras.

Rui Garcia marcou presença na sessão ao ar livre

Presente na sessão de apresentação esteve o presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, que explicou aos presentes a razão pela qual a autarquia decidiu envolver-se neste projecto.

“O slogan ‘O Cante Também é Nosso’ exprime muito daquilo que é a vida, sobretudo na freguesia da Baixa da Banheira”, assegurou.

- PUB -

Para o autarca, aquela vila, “não estando [situada] no Alentejo, também é um pedaço [desta região], já que foram muitos os alentejanos que aqui se instalaram ao longo de décadas, desde meados do século passado […], e com eles veio a sua cultura, vieram as suas raízes e o seus valores, que permanecem até hoje”.

Na perspectiva do edil, o mais notável “é que estas pessoas mantêm as ligações [à sua terra], a esta cultura, a esta identidade, e isso fez com que a Baixa da Banheira, com todas estas misturas que foram acontecendo, tenha hoje no seu código genético muito dessa ligação”.

“Sentimos que o cante também é nosso, porque o cante está presente nas ruas da Baixa da Banheira, sentimos que o cante também é nosso com o orgulho e com a satisfação que tivemos quando foi considerado Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO e sentimos que o cante também é nosso em todas estas iniciativas que vamos promovendo”, assinalou Rui Garcia.

- PUB -

O autarca frisou ainda que este encontro significou o nascimento de uma colaboração e o privilégio de colaborar na divulgação daquilo que é uma investigação colossal a que José Francisco Pereira tem se dedicado ao longo de muitos anos.

“A grande dimensão do livro corresponde à extraordinária dimensão do trabalho que está por trás” desta obra, que pretende “preservar, divulgar e garantir que há futuro para o cante alentejano”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -