27 Junho 2024, Quinta-feira

- PUB -
Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e autarquia de Sesimbra renovam parceria

Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e autarquia de Sesimbra renovam parceria

Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e autarquia de Sesimbra renovam parceria

Protocolo vai permitir dinamizar e promover o Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena

 

A Câmara Municipal de Sesimbra assinou recentemente o protocolo que renova a parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) para a dinamização de visitas e promoção do Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena (EILP), na Lagoa de Albufeira.

- PUB -

O trabalho conjunto das duas entidades para dinamização do EILP teve início em 2016, com assinatura de um primeiro protocolo que tem permitido garantir a monitorização e estudo regular da avifauna e ter o espaço aberto ao público cinco dias por semana.

Durante a renovação da parceria, a SPEA apresentou um conjunto de dados que revelam que, nos últimos cinco anos, as famílias foram quem mais visitou o EILP, logo seguidas de visitantes que têm como principal objectivo fotografar e fazer observação de aves.

Em 2016, o EILP teve 3 342 visitas e em 2020 foi visitado por 5 481 pessoas. Ao longo destes anos foram dinamizadas cerca de 40 actividades, desde aberturas nocturnas, formações para observação de aves, ateliers de construção de caixas-ninho, a actividades para famílias e comemoração de efemérides, que contaram com mais de 800 participantes.

- PUB -

O serviço educativo, por sua vez, organizou mais de 90 actividades no EILP, com perto de 2 mil participantes. Foi também às escolas do concelho, entre o 1.º e o 9.º ano, onde dinamizou 28 actividades onde participaram mais de 850 pessoas.

Entre os objectivos do mais recente protocolo está o envolvimento dos cidadãos na protecção a longo prazo do património natural da Zona de Protecção Especial da Lagoa Pequena, difundir o conhecimento junto da população local e visitantes sensibilizando para os seus valores naturais e visitação sustentável, garantir as condições de visitação e interpretação, educar públicos escolares locais, com o objectivo de formar uma geração de crianças e jovens empenhados na defesa e uso racional dos valores naturais, divulgar a Lagoa Pequena como local privilegiado na área da grande Lisboa para a prática de birdwatching e promover as potencialidades do território do concelho de Sesimbra para esta prática.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -