A prenda que O Setubalense “ergueu” para a cidade

A prenda que O Setubalense “ergueu” para a cidade

A prenda que O Setubalense “ergueu” para a cidade

26 Julho 2021, Segunda-feira
Custódio Pinto

Foi através de uma campanha de angariação de donativos, lançada pelo jornal O SETUBALENSE, que foi construída a fonte que brilha numa das principais artérias da cidade sadina, a Avenida Luísa Todi, em frente ao Mercado do Livramento. A fonte ostenta o brazão de cada um dos 13 concelhos que compõem o Distrito de Setúbal. Foi feita por ocasião da Exposição Regional de Setúbal. A mostra trouxe à capital do distrito estes municípios, que promoveram as suas potencialidades em vários espaços expositivos.

Na altura, o diretor do jornal O SETUBALENSE era o senhor Luís Faria Trindade, padrinho de nascimento do meu falecido irmão Álvaro Carvalho Pinto que, estando a viver em Moçambique e saudoso da sua cidade, sonhou enaltecê-la pelos 100 anos com uma fonte luminosa. Foi O SETUBALENSE que solicitou apoios para a realização deste projeto. O jornal lançou o movimento de angariação de donativos, à qual aderiram sadinos residentes e emigrantes, entidades particulares e oficiais, Câmara Municipal e outros.

- PUB -

Assim, foi um êxito e uma realidade, a prenda para a cidade. A fonte das Ninfas apresenta 3 esculturas femininas, de 3 metros em mármore branco de Estremoz. As Ninfas representam a Terra, o Mar e a Poesia, da autoria de Arlindo Rocha. Ao redor da fonte luminosa foram encastrados os concelhos do distrito.

Já por várias vezes tenho sugerido a colocação de uma placa junto à fonte, com o fim de perpetuar memória da história da fonte luminosa centenária.

E, já agora seria pedir muito que a fonte voltasse a ser a Fonte Luminosa, onde de noite os seus jatos de água tornaram-na colorida; e assim os nossos sonhos?!

- PUB -

 

Viva Setúbal!

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -