Projecto “Dar Nome à Tua Escola” perpetua memória de figuras do Barreiro

Projecto “Dar Nome à Tua Escola” perpetua memória de figuras do Barreiro

Projecto “Dar Nome à Tua Escola” perpetua memória de figuras do Barreiro

Projecto surge da necessidade de dar nome à nova Escola n.º 3|Requalificação contribui para resolver problemas sociais

Futuras designações pretendem substituir actuais denominações numéricas

 

Confrontado com a necessidade de atribuição de um nome à nova Escola n.º 3 do Barreiro – cuja inauguração está prevista para este Verão –, o município decidiu iniciar recentemente o projecto “Dar Nome à Tua Escola” para a escolha, pelos alunos e professores de cada estabelecimento de ensino, de outras designações aos espaços escolares do concelho que sejam, actualmente, denominados de forma numérica.

- PUB -

Na última sessão da Assembleia Municipal, Sara Ferreira, vereadora responsável pela área da Educação na autarquia barreirense, explicou aos deputados que uma “grande maioria” destes equipamentos de ensino continuam nesta situação. Por esse motivo, acrescentou, “fizemos um trabalho junto dos professores e das escolas”, tendo já “sido identificadas” personalidades e “figuras locais” em cada zona onde estão localizados os espaços de aprendizagem, permitindo aos alunos “promoverem a história local”.

Após a uma primeira fase, a autarca adiantou que foram feitas as respectivas “classificações” das escolhas realizadas, tendo sido posteriormente “avaliadas por um júri”, em resultado do “trabalho de toda a comunidade educativa”. A cada escola coube a tarefa de desenvolver o projecto e escolher um novo nome a atribuir.

Na altura, Sara Ferreira revelou ainda que apenas dois estabelecimentos ficaram sem uma nova designação, dado que, num dos casos, o nome escolhido “não foi validado” pela autarquia, em virtude de a pessoa ainda estar viva, e uma outra por não corresponder aos critérios, pelo que as mesmas voltarão a ser alvo de análise “no próximo ano lectivo”.

- PUB -

No final, a proposta apresentada acabou por ser aprovada por unanimidade.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -