PENSAR SETÚBAL: O Cetóbriga Chamber Choir

PENSAR SETÚBAL: O Cetóbriga Chamber Choir

PENSAR SETÚBAL: O Cetóbriga Chamber Choir

, Professor
28 Junho 2021, Segunda-feira
Giovanni Licciardello - Professor

No dia 20 de Junho de 2021, na Igreja de S. Paulo, bairro de Vanicelos, tive o grato privilégio de assistir à primeira apresentação pública de um novo agrupamento coral em Setúbal: o Cetóbriga Chamber Choir.

Na primeira metade do século XX, tivemos o Orfeão Cetóbriga, que viria posteriormente a desaparecer. Ainda bem que se recuperou de novo o nome romano de Setúbal, inserido num novo coro.

- PUB -

Este coro de câmara é dirigido pelo meu querido amigo e antigo colega coralista, o prestigiado e categorizado maestro Gonçalo Lourenço, um filho de Setúbal, sendo constituído por coralistas setubalenses ou pertencentes ao nosso Concelho de Setúbal.

A Igreja de S. Paulo estava praticamente repleta (respeitando as medidas de segurança exigidas pela situação de pandemia em que vivemos) de um público entendedor, que se apercebeu imediatamente que estávamos defronte a um coro de excelente qualidade.

A ideia da criação de um novo coro, surgiu em Janeiro de 2021, através de uma conversa meramente casual e informal com um aluno de composição do maestro Gonçalo Lourenço, Tiago Melo Ribeiro, que ao expressar a vontade de ter um coro onde pudesse cantar, manifestou o desejo de criação de um novo coro.

- PUB -

Gonçalo Lourenço respondeu que tal seria perfeitamente possível, com a génese de um coro de câmara na cidade de Setúbal, contando com cantores do nosso Concelho, que pudessem cantar o repertório clássico, de música de câmara, tal como vem sendo feito por inúmeros coros por esse mundo fora.

O objectivo é o de levar à comunidade setubalense este tipo de repertório mais clássico, em virtude de, se quisermos ouvir este tipo de peças, temos obrigatoriamente de nos deslocar a Lisboa ou ao Porto.

Na sequência desta primeira conversa, contactarem o Padre Luís, da Paróquia de S. Paulo, que manifestou, desde a primeira hora, um enorme entusiasmo, apoiando explicitamente a ideia. O  Cetóbriga Chamber Choir realiza os seus ensaios nas instalações adjacentes da referida igreja

- PUB -

O concerto de apresentação do Cetóbriga Chamber Choir, teve o seguinte repertório:

  1. Byrd – Ave Verum
    T. Tomkins – When David Heard
    J. Bennet – Weep, O Mine Eyes
    H. Purcell – Hear My Prayer, O Lord
    J. Stainer – God So Loved The World
    E. Elgar – Ave Verum
    H. Parry – Music, When Soft Voices Die
    C.V. Standford – Beati Quorum Via

A direcção esteve a cargo do maestro Gonçalo Lourenço, como vimos, tendo Ana Isabel Correia dirigido uma peça.

O coro é constituído por dezassete elementos, que fizeram as delícias do público presente, em boa-hora, neste arranque auspicioso deste novo coro setubalense.

Eu sou membro fundador da Associação Setúbal Voz e coralista do Coro Setúbal Voz; também por esse motivo, compreendo imediatamente a importância da génese deste coro, explicitando aqui inequivocamente a minha profunda satisfação e regozijo com o seu aparecimento em Setúbal, convicto como estou que o Cetóbriga Chamber Choir irá contribuir decisivamente para o alargamento e enriquecimento do panorama cultural setubalense.

Para os seus responsáveis, coralistas e em particular para o maestro Gonçalo Lourenço, os meus mais sinceros votos de muitas, muitas felicidades e outros tantos êxitos.

Todos ficaremos a ganhar com isso.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -