Certame popular só está previsto regressar à cidade em Agosto de 2022
Sara Ferreira, vereadora responsável pela área da Cultura na autarquia barreirense, anunciou na última reunião daquele executivo que, após o acompanhamento que tem sido feito pela respectiva comissão organizadora, relativamente à actual situação de pandemia, ficou decidido de forma unânime que este ano “ainda não estão reunidas as condições” para a realização, no próximo mês de Agosto, das Festas do Barreiro.
Segundo a autarca, neste momento, o conjunto de informações disponíveis não permitem à edilidade “fazer o planeamento” necessário para a concretização desta celebração.
“As festas são um espaço de convívio, de alegria e de encontros entre amigos, de novas amizades”, acrescentou. “Face ao elevado número de pessoas que este evento atrai, e que estava em franco crescimento, parece-nos uma decisão sensata e ponderada adiar […] para 2022”, concluiu.
Solidário com este adiamento está também o presidente do município, Frederico Rosa. “Uma coisa é fazermos um evento onde possamos controlar acessos, mesmo que seja de maior escala, outra, são as Festas do Barreiro com o cariz popular que têm e o elevado número de visitantes”, que se regista anualmente.
O autarca barreirense considera que “não era plausível que se conseguisse montar um sistema com controlo de acessos nos mais diversos recintos, nem que se conseguisse garantir o distanciamento entre visitantes”, reconheceu, sugerindo que tal não significa que aquela Câmara não venha a assinalar o Dia da Nossa Senhora do Rosário, celebrado a 15 de Agosto, através de “alguns momentos onde o acesso ao público possa ser controlado”.