“Orgulho para a cidade e um privilégio para o País”, diz vereador do Desporto Pedro Pina
Tal como já tinha acontecido em 2012 e 2016, o Rio Sado e a cidade de Setúbal voltam, a 19 e 20 de Junho, a marcar presença no circuito mundial de águas livres com a realização de uma maratona aquática internacional – FINA Marathon Swimming Olympic Games Qualification Tournament 2021 –, prova de 10 quilómetros em águas abertas, que garante o apuramento para os Jogos Olímpicos que decorrem este ano em Tóquio, Japão.
Numa competição em que estarão presentes mais de uma centena de nadadores em representação de quase 40 países, a escolha de Setúbal é vista com muita satisfação por Pedro Pina, vereador do Desporto da Câmara Municipal sadina. “Em primeiro lugar, representa um enorme orgulho para a cidade, um privilégio para o País e todos aqueles que são amantes do desporto”.
A repetição de Setúbal como palco da qualificação para os Jogos Olímpicos não deixa o autarca indiferente.“Conjugamos a incontornável condição de repetirmos o apuramento pelo terceiro ciclo olímpico. Depois de Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016) segue-se Tóquio. Trata-se de uma situação excepcional, e de uma prova que tem características ímpares. Falamos de uma competição que apura directamente atletas para os Jogos Olímpicos, que são a prova maior do desporto. Para um atleta não há maior prestígio do que estar numa competição olímpica”.
O autarca, que frisou a O SETUBALENSE as “condições ímpares para a prática de natação em águas abertas” que o Rio Sado proporciona, destacou também outro factor para a confiança depositada em Setúbal. “Quem escolhe Setúbal é a Federação Internacional de Natação e essa escolha é confirmada pelo Comité Olímpico, que é a entidade que tem responsabilidade directa neste processo”.
E acrescenta: “Isso só é possível porque existe um reconhecimento da enorme competência e capacidade que Setúbal tem demonstrado ao longo dos últimos anos na organização de grandes eventos. Só tem lugar em Setúbal pela excelência e organização que tem na Câmara Municipal o principal executor de todo o evento”, que este ano não terá público no Parque Urbano de Albarquel (PUA), devido ao actual contexto provocado pela pandemia de covid-19.
Pedro Pina assegura que todas as condições de segurança estão salvaguardadas. “Esta prova é muito particular. Os atletas vão ser sujeitos a regras muito exigentes pela situação pandémica que ainda vivemos. Haverá testagem obrigatória e funcionamento em bolha dos grupos e selecções, com entradas muito reservadas no próprio espaço do circuito onde se realiza a própria prova”.
“As circunstâncias são as que são e é com estas que temos de trabalhar e fazer um evento que vai trazer a nata da nata ao nosso país”, lembrou, sublinhando a presença dos atletas nacionais que buscam passaporte para Tóquio. “Há a expectativa de que a armada portuguesa, quer no sector feminino como masculino, possa fazer a sua gracinha. A Angélica André, que já é uma repetente, e os mais novos (Tiago Campos e Mafalda Rosa) que terão a oportunidade de nadar com os melhores do mundo”.
Segurança total no PUA
Ainda sobre a ausência de público, o vereador do município setubalense admite que se não houvesse restrições a envolvência seria diferente, mas, frisa, existem outras prioridades. “Não queremos é repetir alguns dos acontecimentos de grande dimensão e expressão desportiva que aconteceram recentemente e não foram um bom exemplo para ninguém. Esta prova tem características distintas porque não tem o mediatismo do futebol. Não escondo que sendo um apuramento olímpico a expectativa de termos duas ou três mil pessoas no PUA seria absolutamente fácil de encontrar. No entanto, as condições que se impõem são estas”.
“Portanto a prova vai estar reservada aos staffs de apoio de equipas técnicas e aos próprios atletas, bem como a um número reservadíssimo de convidados que estão relacionados com as entidades que concorrem também ao evento desde o Governo Português ao Instituto Português do Desporto e da Juventude e da Câmara Municipal”, disse, confessando que “gostaria de ter os setubalenses, os portugueses e todos aqueles que visitam o concelho a encher o PUA”.
A competição organizada pela Federação Internacional de Natação, Federação Portuguesa de Natação e Câmara Municipal de Setúbal apura os Jogos Olímpicos de Tóquio os dez melhores em cada género.
A prova feminina decorre a 19 de Junho (sábado) e a masculina no dia 20 (domingo), ambas a têm início pelas 16 horas.
Recorde-se que a decisão de que a Setúbal seria anfitriã desta prova foi anunciada a 7 de Abril, pela Federação Internacional de Natação, depois de a competição, originalmente agendada para os dias 29 e 30 de Maio, para Fukuoka, Japão, ter sido cancelada devido à evolução pandémica naquele país asiático.