Espaço para realizar eventos continua a ser utilizado como Centro de Vacinação
À semelhança do teor do comunicado emitido pelo Histórico Automóvel Clube do Entre Tejo e Sado (HACETS), no passado mês de Janeiro, relativo às actividades e ao atendimento desta associação, até ao final de Julho, a mesma considera que “apesar do número de contágios” e de “internamentos hospitalares terem diminuído” e “parecerem controlados”, neste momento, ainda não estão reunidas as condições para voltar a realizar os seus eventos até início de Agosto.
“O nosso clube encara como um risco […] estarmos a promover a realização de encontros de veículos antigos que implicam contacto social e, portanto, potenciadores de risco de contágio por covid-19”, informa a direcção do HACETS.
Para o período compreendido entre Maio e Julho, estavam previstos os tradicionais encontros “Clássicos na Moita”. No entanto, o clube lembra que o local onde iriam decorrer estes eventos “está neste momento fora de questão”, uma vez que o Pavilhão Municipal de Exposições, naquela vila, está actualmente a ser utilizado como Centro de Vacinação e não se sabe “quando irá deixar de ser”, destacam.
O HACETS considera que, possivelmente, quando a pandemia terminar, poderá voltar a realizar aquela actividade, todavia, realça que se optasse “por uma localização diferente”, os encontros continuariam a estar limitados pelas regras da Direcção-Geral da Saúde, que determina o máximo de cinco pessoas por 100 metros quadrados em todos os eventos exteriores.
“Por outro lado, existe a nossa responsabilidade social para com a comunidade onde estamos inseridos”, acrescentam, referindo-se ao concelho moitense. Consideram ainda que “os eventos são actividades de lazer e na [sua] opinião, não fundamentais nestes tempos de pandemia”, recordando que existem outras actividades económicas “mais importantes, que neste momento devem ser preservadas, por forma a se manterem abertas e em funcionamento”, de que é exemplo o comércio local, que garante “o sustento a muitas pessoas”.
Neste sentido, o clube voltará a fazer um novo ponto da situação a 1 de Agosto, esperando que “a imunidade de grupo em Portugal […] esteja numa percentagem mais elevada e nessa altura […] se possam trazer boas notícias”, referem.
Até essa altura, o HACETS garante que continuará a recordar os eventos passados nas redes sociais e que o atendimento, na sua sede social, manter-se-á encerrado, sendo o mesmo assegurado aos associados pela Internet, via contacto telefónico (934 450 863 ou 934 365 519) ou através de endereço electrónico (geral@hacets.pt).