Encontro foi conduzido por Carlos Rabaçal, coordenador da iniciativa criada em 2012
O espaço onde é desenvolvido o programa “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, situado na Bela Vista, recebeu recentemente a visita da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), “no âmbito de um estudo sobre políticas de habitação na região”.
Em comunicado, a autarquia sadina explicou que o encontro, onde esteve igualmente em destaque “os impactes na gestão da habitação municipal”, foi conduzido por Carlos Rabaçal, vereador com a coordenação da iniciativa, que “promove a participação activa e permanente dos moradores em acções e projectos de melhoria de um vasto território”.
Depois de o vereador explicar “o enquadramento e os objectivos do programa municipal desenvolvido desde 2012”, “seguiu-se uma apresentação de projectos pelos moradores que integram comissões e grupos de trabalho”.
Os munícipes “partilharam experiências sobre o processo de organização no qual participaram e as mudanças positivas ocorridas nos cinco bairros abrangidos pelo programa – Alameda das Palmeiras, Bela Vista, Forte da Bela Vista, Manteigadas e Quinta de Santo António”.
A visita, na qual estiveram também presentes “técnicos da área da habitação dos municípios de Almada, Barreiro, Palmela, Santiago do Cacém, Seixal e Sesimbra” continuou com os profissionais a conhecerem os “espaços Nosso Bairro, Nossa Cidade, as pinturas de arte urbana das empenas da Alameda das Palmeiras, o passeio “Despertar” e as melhorias que os próprios moradores fizeram nos prédios”.
Além de moradores, o programa “Nosso Bairro, Nossa Cidade” envolve “serviços autárquicos e perto de trinta entidades sediadas no território”.
“Os moradores envolvidos e organizados em grupos participam nas decisões e nas tarefas, numa lógica de formação de lideranças e de mobilização popular, com o objectivo de promover a autonomia, a responsabilidade e o crescimento colectivo”, referiu a autarquia, através da mesma nota.