Iniciativa capacita participantes em várias competências sociais e profissionais, além de permitir experiência em contexto laboral
Criar oportunidades de integração laboral a diferentes grupos sociais vulneráveis em risco de exclusão social é o objectivo do projecto INCLUIR+ da Associação para Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo (AFPDM), responsável pela Escola Profissional do Montijo. A iniciativa, em curso, vem reforçar a estratégia da associação na área da intervenção social.
O INCLUIR+ é dirigido a “jovens com insucesso escolar e sem qualquer ocupação laboral ou formativa, adultos desempregados e migrantes”, indica a AFPDM. O projecto, que conta “com a colaboração/parceria do tecido empresarial da região”, permite habilitar os participantes “num conjunto de competências sociais e profissionais, promotoras da sua inserção laboral”, explica a associação.
Os participantes podem encontrar no INCLUIR+ “percursos intensivos, com duração de um mês, na capacitação em Literacia Digital, área Financeira e Cidadania Plena”, bem como aprofundar competências técnicas em “Manutenção de Espaços Verdes, Electricidade e Automação, Restauração, Cozinha e Bar; entre outros”.
Ao mesmo tempo, beneficiam ainda de uma “experiência em contexto de trabalho”, durante um mês, “com ajudas no transporte e alimentação”, além de “acompanhamento permanente por um tutor” e da promoção feita junto de empresas para sua empregabilidade.
O INCLUIR+, lembra a AFPDM, resulta de uma candidatura ao Programa Operacional Regional de Lisboa 2020. “Conta com a estreita colaboração do Gabinete de Apoio às Empresas da AFPDM, que apoiará o tecido empresarial no processo de integração laboral em todas as suas fases, desde a seleção à capacitação do público-alvo e à execução de candidaturas a medidas de apoio ao emprego”
Os interessados devem contactar a AFPDM presencialmente ou através dos contactos seguintes: lidia.fernandes@epmontijo.edu.pt ou 21 231 38 62.