Conduta de rega de jardins vai ser substituída para resolver inundações em caves de prédio

Conduta de rega de jardins vai ser substituída para resolver inundações em caves de prédio

Conduta de rega de jardins vai ser substituída para resolver inundações em caves de prédio

Nuno Canta diz que os trabalhos devem estar concluídos dentro de duas semanas. Serviços registaram dois casos

 

 

- PUB -

A conduta de rega dos jardins junto ao prédio do Lote 1 da Praça da Paz, no Bairro da Bela Vista, na zona do Afonsoeiro, vai ser integralmente substituída. A informação foi avançada a O SETUBALENSE por Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, depois de uma ruptura ter provocado, na passada semana, inundações em caves do imóvel.

A situação, segundo Paulo Assis, um dos residentes que já sofreu prejuízos e que foi ressarcido pelo município, tem sido recorrente desde há pelo menos três anos. Mas o autarca afirma que, além da ocorrência da semana passada, “o único registo de inundação em caves do prédio, que consta nos serviços municipais, é de final de 2020”. Nuno Canta confirma essa ocorrência “no segundo semestre de 2020” e adianta que “embora essa ruptura na conduta tivesse sido reparada provocou inundações” numa cave do edifício. “Isso foi avaliado e o município assumiu as responsabilidades, indemnizando dos danos o proprietário [Paulo Assis]”, admite. Entre essa data e a mais recente situação “não foram registadas quaisquer outras rupturas”, afiança.

“Houve a 5 de Abril uma nova ruptura, que já foi identificada, mas num ponto diferente daquele onde havia acontecido anteriormente. E essa situação já foi remetida aos serviços. Estão já a ser substituídas as válvulas de segurança do sistema de rega e também vamos substituir integralmente o troço da conduta”, diz o edil, que espera ver “dentro de duas semanas” o problema resolvido. “O sistema de rega foi imediatamente desligado assim que soubemos desta nova ocorrência e continuará desligado até que a situação esteja resolvida. Na próxima semana, os munícipes podem começar a ver os trabalhos”, garante.

- PUB -

Nuno Canta considera ainda que este tipo de situação acaba por ser, de certa forma, comum. E explica: “Na Primavera, a Câmara Municipal do Montijo repõe o funcionamento da rega dos jardins e é normal acontecerem rupturas nas condutas de rega, pois no Inverno estão fechadas”. Além disso, aponta, existe também uma outra justificação para estas inundações. “Ocorrem normalmente quando acontecem rupturas junto aos edifícios que não estão impermeabilizados – e no Montijo temos, infelizmente, alguns casos”, conclui.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -