27 Julho 2024, Sábado

- PUB -
Câmara Municipal de Setúbal imortaliza Sílvia Maldonado com atribuição do seu nome a rua

Câmara Municipal de Setúbal imortaliza Sílvia Maldonado com atribuição do seu nome a rua

Câmara Municipal de Setúbal imortaliza Sílvia Maldonado com atribuição do seu nome a rua

Cerimónia terminou com Isabel Maldonado

Placa toponímica situada entre a Piscina das Palmeiras e o Clube de Ténis de Setúbal

 

A Câmara Municipal de Setúbal homenageou Sílvia Maldonado, professora, activista política e antiga presidente da extinta Junta de Freguesia de São Julião, através da atribuição do seu nome a uma rua da cidade.

- PUB -

A nova placa toponímica, situada entre a Piscina das Palmeiras e o Clube de Ténis de Setúbal, foi inaugurada em cerimónia realizada na passada segunda-feira, sob o olhar atento de diversos familiares e amigos de Sílvia Maldonado, vereadores e deputados municipais. No evento participaram “individualidades como os presidentes da Assembleia Municipal, André Martins, e da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas”.

O nome de “uma das primeiras três mulheres autarcas no País” passou, assim, a estar imortalizado na cidade sadina, explicou a autarquia em nota de Imprensa. Maria das Dores Meira, presidente do município, classificou Sílvia Coelho Pereira Amália Maldonado, nascida em Setúbal a 26 de Novembro de 1939 e falecida em 2019, como uma “mulher que desde sempre se afirmou empenhada”.

“Depois do 25 de Abril, vencida a besta fascista que combateu activamente, fez de Setúbal, a par da militância no partido em que praticamente nasceu, as duas grandes bandeiras da sua vida”, acrescentou. Filha de Salvador Amália e Clementina Amália, “activos antifascistas e membros do Partido Comunista Português”, Maria das Dores Meira explicou que esta homenagem também a eles se dirigiu.

- PUB -

“Além de integrar a Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos, Sílvia Maldonado foi uma das organizadoras dos protestos contra a guerra colonial que decorreram em Setúbal em Maio de 1962”. Entre Maio 1969 e 1973, por sua vez, “participou no movimento e na campanha da Oposição Democrática, através da Comissão Democrática Eleitoral”.

Foi, igualmente, “membro activo, entre outros, do Clube de Campismo de Setúbal, da União dos Resistentes Antifascistas Portugueses, do Conselho Português para a Paz e Cooperação e da Associação Portuguesa de Deficientes”.

A nível associativo, fez parte do Cine Clube de Setúbal, da Salpa – Associação para a Salvaguarda do Património e na fundação da APPACDM de Setúbal. “É esta mulher, professora, autarca, antifascista e activista pela liberdade, que muito justamente homenageamos. Mulheres como Sílvia Maldonado, que dedicaram a vida à causa da liberdade, da luta contra o fascismo, são absolutamente merecedoras de reconhecimento público”, concluiu Maria das Dores Meira.

- PUB -

A cerimónia terminou com “Isabel Maldonado, filha da homenageada, a agradecer, em nome da família”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -