Programação deste ano foi adaptada ao actual contexto da pandemia
Arrancou ontem no concelho da Moita mais uma edição da Quinzena da Juventude, num evento que promete voltar a animar os jovens do concelho, este ano, com uma programação diferente e maioritariamente online, adaptada ao actual contexto da pandemia covid-19. “A força, resiliência e capacidade de adaptação e reinvenção da juventude”, sublinha a autarquia local, estão na base da apresentação do trabalho realizado pelos jovens, de modo a “transmitir alguma alegria e ânimo” e “sempre de forma segura”, acrescenta, sendo sempre respeitadas todas as regras da Direcção-Geral de Saúde.
Em 2021, a programação prevista inclui várias manifestações culturais, onde estão incluídas teatro, acções de sensibilização, música, graffiti e arte urbana – com o projecto “Identitário”, que pretende homenagear e representar identidades culturais presentes no Vale da Amoreira –, bem como desporto, além de uma exposição de pintura de Fábio Ferro, sobre a luz e a sua influência na criação da obra, tanto do ponto de vista temático como do olhar de cada espectador, e que estará patente entre os dias 30 e 10 de Abril, na Biblioteca Municipal de Alhos Vedros.
A quinzena, que se estende até ao próximo dia 24, arrancou na plataforma digital Zoom, com a acção de sensibilização “Geração Igual”, sobre a violência no namoro e destinada a estudantes dos 2º e 3º ciclos e do ensino secundário, numa iniciativa organizada pelo município e a Casa Qui – Associação de Solidariedade Social. A próxima reflexão está prevista para dia 28, na rede social Facebook, no âmbito da campanha “Sexismo: Repare Nele, Fale Dele, Acabe com Ele!”, promovida pelo Projecto Europeu Mobiliza-te Contra o Sexismo e que tem por objectivo abordar e discutir várias questões ligadas a esta temática junto dos mais jovens.
Em data, hora e local a anunciar, os artistas concelhios Indian Man e Los Bagoneros vão dar música à juventude, no entanto, a população terá de manter-se em casa e ir à janela para fazer “muito barulho” à passagem do “Warm Up Festival Liberdade 2021”. A nível musical, a câmara desafia ainda a população a conhecer o estúdio comunitário do Centro de Experimentação Artística, no Vale da Amoreira, no âmbito do projecto Sons.Ritmos.Cores – Cultura para Todos, destinado a maiores de 14 anos.
Concerto itinerante anima população
Promovido pela Associação Movimento Organizado Cultural e Artístico (AMOCA), a população está igualmente convidada a assistir à Art’Drop – Graffiti. “Fica atento e mantém a distância porque eles vão andar à solta”, alerta a autarquia, que vai ainda promover neste âmbito um concerto itinerante com o mesmo nome. “Se ouvires música vem à janela porque… estão a tocar para ti!”, sublinha.
Da programação faz ainda parte a apresentação do livro “As Mais Estranhas Estórias”, composto por ficções baseadas nas peças da Companhia Mefisteatro, onde será possível conhecer guiões, processo criativo, entrevistas, desenhos e fotografias dos espectáculos daquela companhia. Incluída está também a exibição do filme “Dr. Jerónimo”.
A realização da “Projectas Projectos?”, uma Oficina de Produção, Gestão e Divulgação de Projectos, que prevê a divulgação de inúmeras ferramentas para que os jovens possam adequar aquilo que têm previsto produzir, e a iniciativa “SPORT4LIFE”, com o habitual passeio de bicicleta pelo concelho e a criação, durante a tarde, de uma horta urbana no Palacete da Quinta Fonte da Prata, completam o programa deste ano daquela Quinzena da Juventude.