Equipa da Moita apostada no controlo de animais que vivem pelas ruas do concelho
Apesar do confinamento provocado pela actual situação da crise pandémica, o Projecto CED (Captura, Esteriliza e Devolve), com a colaboração de diversos veterinários em regime de voluntariado, conseguiu ao longo do último ano realizar perto de 290 esterilizações de gatos, capturados por todo o concelho da Moita.
Constituído por um grupo informal de voluntários que, desde 2015, tem vindo a intervir naquele território, junto de colónias de gatos numerosas ou problemáticas, que vivem pelas ruas do concelho, em casas abandonadas ou em pequenos abrigos, o projecto em causa tem por objectivo procurar “controlar a sua população, mantendo-a saudável”.
Em 2020, segundo a autarquia local, o grupo conseguiu concretizar a adopção de um total de 48 gatos, através de uma intervenção apoiada pelo município, que “tem vindo a valorizar o trabalho efectuado no que respeita ao bem-estar animal”.
Para esta câmara, os resultados do CED “são muito positivos, com a redução significativa do número de indivíduos em cada colónia” e “cuja existência desempenha um importante papel no controle das pragas urbanas de roedores”.
Para além da captura, esterilização e devolução dos gatos de rua, o projecto tem se estendido ao apoio e sensibilização dos tratadores destes animais, sobretudo, no que diz respeito à importância da remoção dos restos de alimentos e na promoção de campanhas para a sua adopção.