Cinco mil euros é o valor financeiro do apoio que o executivo da Câmara Municipal do Montijo decidiu por unanimidade na última quarta-feira, atribuir à Associação Dignitude. O montante servirá para ajudar 50 pessoas do concelho a suportar o custo de medicamentos.
Cada um dos 50 beneficiários do Programa ABEM – Rede Solidária dos Medicamentos terá direito a um apoio de cem euros.
A Dignitude, explica a autarquia, “é uma Instituição Particular de Solidariedade Social responsável pelo desenvolvimento, operacionalização e gestão do programa ABEM – Rede Solidária do Medicamento”. O programa visa “garantir o acesso ao medicamento em ambulatório por parte de qualquer cidadão impossibilitado de adquirir os fármacos comparticipados que lhe sejam prescritos por receita médica”.
A implementação da medida no concelho montijense fica a cargo da Divisão de Desenvolvimento Social e Promoção da Saúde da Câmara Municipal, em articulação com a Associação Dignitude.
A autarquia justifica que aderiu à Rede Solidária do Medicamento com o intuito de “minorar as dificuldades dos grupos vulneráveis na aquisição de medicamentos”, contribuindo assim para evitar que essas pessoas comprometam ainda mais a sua carência económica.