A iniciativa “Sopa para todos” pretende ajudar as famílias mais carenciadas e apoiar ao mesmo tempo a restauração local. O Stop Café, na Quinta do Conde, decidiu aderir a este projecto de cariz social, com o lema “aqui há sopas pagas, podes levar a tua ou deixar uma para quem precisa”. O estabelecimento quintacondense, apesar de encerrado devido às medidas em vigor no âmbito do actual estado de emergência, tem entregue sopas e outros bens alimentares a quem deles precisa. “Quem quiser ajudar, pode pagar uma sopa para quem precise e não tenha possibilidade de a adquirir. Nós produzimos e entregamos”, começa por dizer Tatiana Martins, responsável pelo espaço, a O SETUBALENSE.
“Temos ainda alguns clientes que ajudam, que oferecem refeições já confeccionadas, legumes, frutas, entre outros, em vez de darem dinheiro – e quando o número de sopas é elevado, convertemos algumas em bifanas no pão”, conta. Nas suas palavras, é possível “constatar que existe muita gente a precisar. Já tínhamos aderido, no ano passado, ao projecto Caixa Solidária e agora decidimos juntar-nos ao ‘Sopa para todos’. Começámos a semana passada, dia 8, e até agora já fornecemos mais de 400 refeições”, afirma, adiantando que “existem muitas pessoas a entrarem em contacto, algumas que ficaram sem trabalho, e para quem esta ajuda está mesmo a fazer a diferença”.
Para quem quiser beneficiar desta ajuda, basta dirigir-se ao Stop Café e levar uma caixa para colocar a sopa. “O resto nós embrulhamos. Não identificamos ninguém. É só aparecerem”, garante.
O levantamento das sopas pode assim ser feito entre as 13h00 e as 15h00 e entre as 18h30 e as 20h00, na rua Dom Sebastião Lote 2051 B, na Quinta do Conde.