A primeira iniciativa está marcada para esta sexta-feira, às 21h30, no Auditório Municipal do Fórum Cultural
O programa Mural 18, uma plataforma cultural que reúne os 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, entre eles o concelho do Seixal com os seus agentes culturais, municípios e cidadãos, em defesa da comunidade artística e do património cultural, imaterial e material, arranca esta sexta-feira, 15 de Janeiro, e está previsto decorrer durante o primeiro semestre deste ano.
Com múltiplos eventos culturais a decorrerem em toda a área metropolitana, o programa incluí festivais de teatro, ciclos de concertos, concurso de DJ, jazz nos miradouros, dança contemporânea, encontro de escritores, conferências, pintura de murais e exposições, entre outros. No Seixal, a primeira iniciativa está marcada para esta sexta-feira, às 21h30, no Auditório Municipal do Fórum Cultural, com “Solidária”.
“Solidária”, trata-se de dar continuação dos espectáculos que a Associação Cultural Alma d’ Arame desenvolve desde o início da sua actividade, e caracteriza-se por ser um laboratório sempre aberto para a exploração e para dar resposta à necessidade de encontrar novas narrativas.
Neste trabalho, é dado ao público observar o espaço da narrativa, do teatro, da marioneta, do ser e do objecto e, por outro, o espaço da programação, da cinética, da multimédia.
É neste espaço-laboratório que se desenrola o confronto solitário entre homem e máquina, entre real e virtual, e é este confronto que leva à experimentação e à procura de narrativas novas. O movimento cinético do corpo e como ele ocupa o espaço vazio irá construir essa narrativa visual e sonora.
Os espectáculos de abertura decorrem em cada município em simultâneo, ao vivo e com transmissão streaming através do portal mural18.pt.
O Mural 18 tem como lema “muralizados no apoio à cultura” e assume-se como um evento cultural em rede, que resulta de uma candidatura apresentada pela Área Metropolitana de Lisboa, e pelos seus 18 municípios, no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa 2020.