23 Julho 2024, Terça-feira

- PUB -
Banda académica em Sarilhos Grandes enriquece oferta cultural no concelho

Banda académica em Sarilhos Grandes enriquece oferta cultural no concelho

Banda académica em Sarilhos Grandes enriquece oferta cultural no concelho

|||

Agrupamento musical tem mais de 30 elementos, com idades entre os 11 e os 62 anos. Objectivo é formar filarmónicos

 

A Banda Académica da Escola de Música da Academia Musical União e Trabalho (BAEMA) de Sarilhos Grandes é um dos mais recentes projectos culturais que veio enriquecer o concelho do Montijo. Completou no passado dia 14 um ano desde o concerto de estreia.

- PUB -

O objectivo do novo agrupamento musical, diz António Bravo, 52 anos, director e coordenador pedagógico da Escola de Música da AMUT desde Setembro de 2016, centra-se na “formação exclusiva de músicos filarmónicos”. O também professor, compositor, maestro e instrumentista sublinha ainda que a BAEMA “é uma antecâmara da Banda Filarmónica da AMUT”.

Como e quando surgiu a ideia de criar a banda académica?

No início do ano lectivo de 2019/2020 a Escola de Música, da Academia Musical União e Trabalho (AMUT) de Sarilhos Grandes, alargou a sua oferta formativa criando uma classe sénior de alunos. De modo a que estes pudessem participar nas apresentações regulares da Escola de Música da AMUT, a ideia inicial prevista para esse ano, de se criar uma Banda Juvenil, evoluiu rapidamente para uma nova ideia, a criação de uma Banda Académica de média/grande dimensão que incluísse todos os alunos. Surgiu assim a Banda Académica da Escola de Música da AMUT (BAEMA) que realizou o seu concerto inaugural em 14 de Dezembro de 2019.

- PUB -

Quantos elementos engloba?

A BAEMA foi pensada e criada com uma formação base que pode numa primeira fase variar entre os 30 e os 36 alunos, dependendo este número das disponibilidades dos seus elementos, pois são todos músicos amadores.

Entre que idades?

- PUB -

As idades dos elementos que integram este projecto musical vão desde os 11 aos 62 anos.

O projecto é gratuito para os praticantes?

Desde o primeiro momento em que assumi a direcção e coordenação pedagógica deste projecto que me pareceu importante incutir e incentivar o sentido de responsabilidade e de compromisso nos alunos da Escola de Música da AMUT. É assim condição que todos os alunos paguem uma pequena mensalidade, que representa uma ajuda (insuficiente) no custo de despesas com material didático (métodos e fotocópias), manutenção de instrumentos e com o pagamento (simbólico) das aulas dadas pelos monitores. Todos os alunos têm ainda a possibilidade de fazer parte da Banda Académica da Escola de Música da AMUT e de praticarem classes de conjunto sem custo suplementar por essa oferta formativa.

Quantos ensaios realizam por semana?

Um ensaio geral semanal, sendo que durante a semana normalmente são realizados diversos ensaios de naipe e aulas individuais de modo a preparar os diversos repertórios em estante. Neste momento a nossa actividade (aulas, ensaios e actuações) está suspensa devido à conjuntura pandémica.

Como se complementa esta banda académica com a filarmónica existente?

A Banda Académica da Escola de Música da AMUT é uma antecâmara da Banda Filarmónica. É na BAEMA que se executam repertórios especificamente seleccionados para permitir que os alunos desenvolvam e melhorem as valências artísticas e competências técnicas. Pretende-se com esta acção promover uma melhor capacidade de adaptação e uma evolução mais sólida e abrangente dos alunos que venham a integrar a Banda Filarmónica da AMUT.

Que tipo de repertório apresentam ou para qual se sentem mais vocacionados?

O repertório da BAEMA pela sua diversidade e abrangência permite-lhe responder a um vasto leque de solicitações performativas. Dispomos de um repertório didático para actuações em contexto escolar e de um repertório muito mais vasto de concerto que inclui desde as composições de música erudita às composições de música ligeira, sem excluir as tão emblemáticas marchas de desfile e os tão apreciados pasodobles.

Em que pé esperam que esta banda possa estar dentro de alguns anos?

O futuro é hoje uma enorme incógnita e atendendo ao momento que vivemos não me parece sensato estar a definir objectivos a médio/longo prazo para um projecto que vive essencialmente da proximidade e da interacção entre as pessoas…

Ideias e pensamentos existem muitos. Desde que iniciámos este projecto já conseguimos tocar de forma positiva as vidas de muita gente. Este projecto é muito mais do que uma escola de música, é um projecto de inclusão onde simultaneamente se formam músicos e cidadãos. Se este tipo de projectos for compreendido, sentido e apoiado pela comunidade onde se insere (dinamizadores locais, patrocinadores, mecenas), pelo Ministério da Cultura, pela Câmara Municipal, pela Junta de Freguesia, poderá continuar a crescer, elevando o nome de Sarilhos Grandes e do Montijo bem alto. Muito importante é que a sociedade e as suas forças vivas não deixem de apoiar colectividades como a AMUT e outras instituições de utilidade pública que prestam um importante e valioso serviço à comunidade e ao País. É agora que as ajudas são necessárias.

O que faz mais falta neste momento para que o projecto possa consolidar-se?

Terá de continuar a contar com o apoio de várias entidades competentes. Desde logo ao nível de apoios financeiros suficientes para a manutenção da escola de música (materiais didáticos, manutenção de instrumentos, pagamentos a monitores, aquisição de novos instrumentos) e ao nível da dinamização cultural através de convites para actuações e de apoio logístico a essas apresentações.

Como gosta de definir esta banda?

É um agrupamento musical com um nível artístico bastante interessante, pois tem um bonito timbre, toca afinada e interpreta as obras com total respeito pelas indicações musicais expressas pelos compositores e arranjadores.

É uma equipa fantástica formada por excelentes pessoas e bons músicos que criam entre si um ambiente alegre e descontraído. O futuro pode vir a ser muito promissor e interessante para este projecto, o potencial existe! E tem sido um prazer e uma honra privar, trabalhar e fazer música com todos eles.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -