28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioRegionalOperestiva quer contratar novos trabalhadores para o porto

Operestiva quer contratar novos trabalhadores para o porto

Gerentes dizem que dão preferência aos actuais estivadores mas que se estes não quiserem os 30 lugares disponíveis contratam outros

 

- PUB -

A Operestiva, empresa de trabalho portuário de Setúbal, admite que a solução para o conflito laboral que está a paralisar a movimentação de cargas naquela infraestrutura portuária poderá passar pela contratação de novos trabalhadores.

“A lei do trabalho portuário permite-nos celebrar contratos individuais de trabalho. É a livre escolha dos trabalhadores”, disse na sexta-feira, em conferência de imprensa, Diogo Marecos, gerente da Operestiva, adiantando que vai colocar anúncios nos jornais para a contratação de novos trabalhadores.

A Operestiva, empresa que assegura a contratação de trabalhadores eventuais para as empresas portuárias Sadopor e Navipor, esta última responsável pela movimentação de veículos produzidos na fábrica de automóveis da Autoeuropa, garante, no entanto, que tem preferência pelos trabalhadores eventuais que contrata habitualmente.

- PUB -

“Nós queremos dar preferência a estes trabalhadores [eventuais]. As condições, pelos vistos, são boas e eles reconhecem que são boas. O que nos está a separar, na nossa opinião, é só alguma falta de informação. Gostaríamos que, agora, essa informação pudesse ser mais clara e transparente e que alguns desses trabalhadores quisessem ingressar nas empresas”, disse.

Diogo Marecos referiu ainda que a proposta de trabalho, que já foi apresentada a 30 trabalhadores – mas que só dois aceitaram -, prevê o pagamento de um salário base de 1.400 euros, valor que poderá ser substancialmente superior com o trabalho extraordinário, muito frequente na actividade portuária.

Questionado pelos jornalistas, o responsável da Operestiva desvalorizou o facto de haver um grande número de trabalhadores eventuais no porto de Setúbal, salientando que se trata de uma situação comum a todos os portos, mas reconheceu que o actual rácio, de dez efectivos para 90 eventuais, já era excessivo, razão pela qual a empresa se disponibilizou para contratar de imediato 30 trabalhadores.

- PUB -

Diogo Marecos disse ainda que a Operestiva poderá fazer novas contratações dentro de alguns meses, se algumas das cargas perdidas devido à paralisação regressarem ao porto de Setúbal, salientando, no entanto que algumas dessas perdas poderão ser irreversíveis.

Na conferência de imprensa no Novotel, o responsável da Operestiva responsabilizou também o Sindicato dos Estivadores e Actividade Logística (SEAL) pelo conflito laboral, devido à convocação da greve às horas extraordinárias, que decorre até Janeiro de 2019, e por, alegadamente, instigar os trabalhadores eventuais a não se apresentarem ao trabalho desde o passado dia 05 de Novembro.

Os trabalhadores eventuais do porto de Setúbal, tal como o SEAL, defendem um contrato colectivo de trabalho, previamente negociado entre o sindicato e os operadores portuários.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -