9 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Surtos de Covid extintos no Villa Máryah e na Casa de Repouso Bons Dias

Surtos de Covid extintos no Villa Máryah e na Casa de Repouso Bons Dias

Surtos de Covid extintos no Villa Máryah e na Casa de Repouso Bons Dias

Villas Pinhal Novo tem agora 40 casos activos. Lar dos Ferroviários tem 15, número igual ao de vítimas mortais que já registou

 

Dos surtos de Covid-19 que atingiram lares de idosos no concelho de Palmela, dois já foram dados como extintos pelas autoridades de saúde – no lar Villa Máryah e na Casa de Repouso Bons Dias.

A informação foi avançada a O SETUBALENSE pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) na última quinta-feira.

Carlos Bruno Oliveira, director técnico da Casa de Repouso Bons Dias, confirma que a normalidade regressou à instituição.

“Todos os nossos utentes que testaram positivo para Covid-19 já se encontram negativos, gozando de boa saúde”, disse. O responsável lembrou ainda que o surto naquele lar, que alberga um total de 28 idosos, atingiu 17 pessoas. “Estiveram doentes 13 utentes e quatro funcionários. E há a lamentar o óbito de um utente que tinha 96 anos”, resumiu, ao mesmo tempo que realçou que actualmente “os utentes já se encontram fora de isolamento” e que os profissionais “já regressaram ao trabalho”.

O lar Villas Pinhal Novo é agora o que regista maior número de casos activos no concelho de Palmela. Segundo a ARSLVT, esta estrutura residencial para idosos regista “40 casos activos – 35 são residentes e cinco são profissionais”. Um dos utentes encontra-se “internado” no hospital e, até quinta-feira passada, já havia registo de “seis óbitos” desde o início do surto no lar.

Com significativa diminuição do número de infectados, o Lar dos Ferroviários, no Pinhal Novo, conta agora com “15 casos activos” – longe dos mais de 60 que chegou a apresentar. De acordo com a ARSLVT, estão doentes “14 utentes e um profissional”. Neste lar, a doença já provocou “15 óbitos”.

A ARSLVT sublinhou ainda que no Lar Maria Helena “não chegou a existir surto”.
“Houve um caso provavelmente com contágio hospitalar, mas como o residente ficou em regime de internamento, quando chegou ao lar não houve propagação da doença”, explicou a entidade regional de saúde. “Todos os outros testes foram negativos em dois rastreios com oito dias de intervalo”, vincou.

Ontem, de acordo com a actualização diária do município de Palmela, o concelho registava um total de 236 casos activos, 700 recuperados e 41 óbitos. “Nos dados de hoje [ontem], há a lamentar mais dois óbitos e a registar 97 recuperados. Os novos casos registam-se de uma forma distribuída em todas as freguesias do concelho”, concluiu a autarquia.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -