28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalProtecção Civil satisfeita com capacidade de resposta em simulacro

Protecção Civil satisfeita com capacidade de resposta em simulacro

Depois de dois incêndios na Mitrena este ano, a Protecção Civil Municipal subiu a fasquia e testou efectivo e meios num grande cenário de acidente. Numa primeira análise a capacidade de acção foi aprovada

 

- PUB -

A Câmara de Setúbal testou na manhã da passada sexta-feira a capacidade de resposta da Protecção Civil a um eventual acidente industrial, através do exercício Mitrex 2018, que simulou o derrame de um produto tóxico provocado pelo descarrilamento de um comboio na Mitrena. Numa primeira conclusão, o vereador Carlos Rabaçal, responsável pela Protecção Civil  Municipal diz que “a resposta foi muito rápida e eficiente” e “tudo funcionou como era suposto”.

“Este simulacro vem testar a capacidade de resposta dos agentes da protecção, do planeamento, das entidades envolvidas, dos hospitais, empresas, da Comissão Municipal de Protecção Civil, dos planos de emergência e foi feito em tempo real, resolvendo o problema num vagão que, após queda de uma via-férrea, rompeu e resultou na libertação de uma nuvem tóxica com impactos numa zona industrial”, explicou à Lusa o vereador com o pelouro da Protecção Civil, Carlos Rabaçal.

Nesta simulação foi criado um cenário em que um furacão está a passar pela cidade e a causar várias ocorrências, entre as quais o descarrilamento do comboio e o derrame de amoníaco, uma substância química que se propaga rapidamente e que pode levar à morte ao fim de dez minutos de inalação.

- PUB -

Foi pelas 10h00 que a sirene dos Bombeiros Sapadores de Setúbal tocou e os operacionais deslocaram-se rapidamente à Mitrena, onde, ao depararem-se com a fuga tóxica, são obrigados a recuar para vestir os fatos de protecção.

Simultaneamente foi necessário activar a Comissão Municipal de Protecção Civil, os planos de emergência e evacuar todas as casas, escolas ou unidades fabris num raio de um quilómetro.

Segundo o vereador da Protecção Civil, toda a resposta ao simulacro foi efectuada em “tempo real”, para que todas as entidades saibam como responder de forma rápida e eficiente a um “acidente real”.

- PUB -

“Setúbal está a preparar-se para qualquer incidente do género e nós testámos um produto químico que é o amoníaco, que é bastante perigoso, mas tivemos há algum tempo um acidente real com outro produto químico, o fósforo, e respondemos de uma forma muito eficiente. E os simulacros dinamizados antes foram muito importantes para dar uma resposta rápida”, indicou.

Carlos Rabaçal referia-se a dois incêndios ocorridos na Mitrena, no início do ano, um dos quais em Fevereiro, que destruiu os armazéns de enxofre da Sapec Agro e provocou mais de uma dezena de feridos ligeiros por inalação de fumos, e outro em Março, num depósito de solvente da Sapec Química.

Segundo o vereador, o exercício efectuado hoje tinha ainda o objectivo de “dar uma resposta multifacetada a todas as consequências seguintes ao acidente industrial”, como o corte de estradas, minimização de situações ou evacuação de escolas.

No cenário criado, uma escola primária foi afectada pela nuvem tóxica e cerca de 30 crianças com sintomas foram encaminhadas para a pediatria do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, além de outros 30 estudantes do ensino politécnico que acabaram por falecer, sendo necessário levar os corpos para a morgue da mesma unidade hospitalar.

De acordo com Carlos Rabaçal, estiveram no terreno “cerca de 50 operacionais”, mas em toda a operação participaram “cerca de 6 mil pessoas”, entre as quais os trabalhadores das empresas envolventes e estudantes que tiveram formação para participar no exercício, simulando diferentes situações.

Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -