Operação faz do Grupo com sede em Palmela uma estrutura com mais de 250 colaboradores e 11 milhões de euro de facturação anual
A EAD – Empresa de Arquivo de Documentação, especializada em soluções de gestão documental, anunciou publicamente a conclusão do processo de aquisição da Papiro, empresa de serviços e soluções de gestão documental, criando assim o maior grupo de gestão documental em Portugal, com capital 100% nacional.
Com esta aquisição, o Grupo EAD mantém o seu desígnio de assegurar a liderança no mercado da gestão documental em todas as suas vertentes, nomeadamente de desenvolvimento de software, BPO e reciclagem segura e confidencial de documentos.
A compra da totalidade do capital da Papiro ao Grupo Trivalor foi comunicada à Autoridade da Concorrência em Agosto e recebeu o aval para a operação de aquisição no passado mês de Setembro. A operação ficou concluída ainda em Outubro.
Com a inclusão da Papiro, o Grupo EAD torna-se no maior grupo de gestão documental com capital 100% português, contando com mais de 250 colaboradores permanentes, uma facturação anual superior a 11 milhões de euros e com um universo de mais de 1600 clientes.
Apesar da aquisição, a identidade e competências empresariais da Papiro serão mantidas. A empresa irá potenciar as suas mais-valias, nomeadamente ao nível de serviços de printing & finishing, estafetagem, BPO (business process outsourcing) e reciclagem segura e confidencial de documentos. “A excelente relação com a Trivalor vai manter-se, reforçada pela contratualização de uma parceria comercial entre ambas as partes, para o mercado onde estão inseridas”, sublinha Paulo Veiga CEO da EAD.
A Papiro, acrescenta, “foi sempre um concorrente admirável e hoje é um parceiro. É com muito orgulho que incluímos esta empresa no Grupo EAD, reforçando o nosso desígnio de liderança no sector da gestão documental em Portugal. O nosso objectivo sempre foi o de encontrar formas mais eficazes de servirmos os nossos clientes e estamos certos de que com esta aquisição unimos esforços, mantendo a identidade das duas organizações, para trazer uma melhoria significativa ao sector, sempre tendo em vista o apoio à transformação digital das organizações”.
A aquisição da Papiro pela EAD, refere Luís Bravo, administrador da Papiro, que irá manter-se como CEO, “surge na melhor altura, reforçando a oferta ao mercado em soluções de gestão documental num período de grandes desafios e constantes mudanças, com a maturidade que os muitos anos no mercado nos fizeram consolidar. A EAD “foi sempre a forte referência no mercado, trazendo esta operação uma forte evolução no dinamismo e oferta que o Grupo EAD vai dar ao mercado, simplificando cada vez mais a vida a todos os nossos stakeholders“.
Com 27 anos de actividade, a EAD foi a primeira empresa de gestão documental em outsourcing em Portugal, contando com centros de operações em Palmela, Montijo, Vilar do Pinheiro, Açores e Madeira.
Em 2019, o Grupo EAD deu início ao seu processo de internacionalização, abrindo uma filial em Bucareste, na Roménia, a EAD Digital Romania, que presta serviços de business process outsourcing (BPO) na optimização de processos documentais das organizações locais. Pertence, ainda, ao Grupo EAD a tecnológica Fin-Prisma.
Presente no mercado desde 2001, a Papiro opera a partir dos seus centros técnicos dotados das mais actuais tecnologias de informação e de gestão do conhecimento, localizados estrategicamente no território português. Disponibiliza serviços e soluções tecnológicas às empresas e instituições na resolução dos complexos problemas relacionados com a preservação, segurança e acessibilidade aos seus registos e informação, independentemente do suporte em que a referida informação se encontra depositada.
Dedicada à transformação digital, à automatização de processos, à implementação de processos em BPO (Business Process Outsourcing), à assinatura digital, à conservação física e digital de todos os suportes de informação e à destruição segura e confidencial, a Papiro facilita a acessibilidade permanente à informação crítica de negócio, em total conformidade com as normas do Regulamento Geral sobre a Protecção de Dados.