Doença pode afectar pessoas de todas as idades
O cristalino é a lente natural do olho que foca as imagens sobre a retina. Localiza-se no interior do globo ocular atrás da pupila e, em condições normais, é completamente transparente.
A catarata é uma opacificação do cristalino, que interfere com a transmissão da luz, causando redução ou perda de visão.
Esta doença é muito comum, mais frequente com o envelhecimento, mas pode afectar pessoas de qualquer idade. Pode estar associada a: traumatismo ocular; diabetes; medicamentos; inflamações e infeções intraoculares; doenças genéticas.
Os sintomas associados à catarata evoluem lentamente e podem ser: visão turva ou nublada; sensibilidade, aberrações e reflexos anormais com as luzes, sobretudo à noite, que pode interferir, com a condução; redução da discriminação do contraste ou da cor.
Quando se deixa progredir pode dificultar a visão para todas as tarefas diárias. No limite, a catarata pode levar à cegueira.
O tratamento da catarata é uma cirurgia em que, resumidamente, o cristalino é substituído por uma lente intraocular.
Felizmente, a evolução tecnológica na cirurgia oftalmológica tem sido exponencial nos últimos anos. É realizada ao microscópio, sob anestesia local, sem internamento, e sem suturas. A exigência e minúcia cirúrgica é superior, e a taxa de sucesso muito elevada.