Incluídos estão estabelecimentos de todos os níveis de ensino
A Câmara do Barreiro levou a sessão pública, realizada durante o último mês de Outubro, o lançamento do concurso para a adjudicação das obras referentes à candidatura das escolas do concelho ao programa de erradicação de amianto, cujo prazo terminou no final da última semana. Contactada por O SETUBALENSE, Sara Ferreira, vereadora responsável pela divisão de Educação, adiantou que “sem este concurso lançado, não poderíamos efectuar a candidatura, mas fazer todos os projectos e preparar tudo neste sentido, do total de nove estabelecimentos de ensino, ainda nos demorou algum tempo”, realça.
A candidatura, recorde-se, abrange todas as escolas no município e “se for aprovada, como esperamos que o seja, ficaremos sem coberturas em fibrocimento nas escolas do concelho, em todos os níveis de ensino, incluindo as que são da competência da autarquia e do Ministério da Educação”, disse.
De salientar que a nível nacional, recentemente, o Movimento Escolas Sem Amianto (MESA) e a associação ambientalista Zero haviam demonstrado preocupação em relação ao reduzido número de candidaturas de escolas já apresentadas a este programa.
Refira-se que no final do passado mês de Julho, o município barreirense acolheu a cerimónia de assinatura do Acordo de Colaboração entre aquele Ministério e cerca de 30 câmaras municipais, numa tenda instalada em pleno Parque da Cidade, que contou com a presença do ministro da tutela, Tiago Brandão Rodrigues, e de vários autarcas da Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve.