28 Junho 2024, Sexta-feira

- PUB -
Governo a trabalhar para dotar Escola Superior Saúde com instalações

Governo a trabalhar para dotar Escola Superior Saúde com instalações

Governo a trabalhar para dotar Escola Superior Saúde com instalações

Deputados do distrito exigiram ao Ministro do Ensino Superior a construção de edifício para a Escola Superior de Saúde do IPS

 

A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), pode começar a fazer contas de vir a ter instalações próprias. A garantia veio do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na audiência parlamentar de 29 de Outubro.

- PUB -

No âmbito da apreciação na especialidade da Proposta de Lei que aprova o Orçamento do Estado para 2021, o ministro quando questionado pelos deputados eleitos pelo distrito, Fernando José (PS), Nuno Carvalho (PSD) e Paula Santos (PCP), afirmou que o “Governo está a trabalhar no sentido de dotar o Instituto Politécnico de Setúbal com instalações próprias e adequadas para a Escola Superior de Saúde”, sendo que “esse processo passará pelo Quadro Comunitário 2021-2027”.

Um anúncio que, a avançar para decisão, é uma boa prenda para uma escola de saúde que completa 20 anos este mês, e dá cumprimento aos esforços que a presidência e conselho geral do IPS tem “desenvolvido para a construção de um novo edifício que possa albergar a Escola Superior de Saúde”, devendo esta ser “uma realidade no OE2021”, refere a direcção do instituto.

Com 837 estudantes, a Escola Superior de Saúde está a funcionar nas mesmas instalações da Escola Superior de Ciências Empresariais, isto envolvendo não apenas a aprendizagem em contexto de sala aula, mas também o desenvolvimento de projectos de investigação.
Segundo o IPS, esta partilha de instalações, “cria constrangimentos significativos para o crescimento global da instituição”, e com várias áreas disciplinares nos cursos de licenciamento, os planos de alargamento da oferta formativa e de investigação aplicada, designadamente através de clínicas pedagógicas, dirigidas à sociedade, “têm sido constantemente adiados com clara penalização não apenas para a comunidade científica mas também para a região”.

- PUB -

O desenvolvimento da região foi um dos argumentos colocados ao ministro Manuel Heitor, pelo deputado socialista Fernando José, para defender a construção de um edifício próprio para a Escola Superior de Saúde do IPS “referência de qualidade, parceiro e promotor por excelência do desenvolvimento da região de Setúbal”.

Em comunicado, que refere a intervenção do deputado socialista, é mencionado que o OE2021 prevê “quase três mil milhões de euros destinados à Ciência e Ensino Superior, o que reflecte “uma subida de 17% face a 2020”.

Documento que aponta para 2030 como “taxa média de frequência no ensino superior de seis em cada dez jovens com 20 anos – a actual é cinco em cada dez -, assim como alargar as qualificações de toda a população, garantindo atingir 40% de graduados de educação terciária na faixa etária dos 30-34 anos até 2023 e 50% em 2030”.

- PUB -

Foi neste contexto que o deputado socialista “reiterou a importância do lançamento do processo de construção das instalações da Escola Superior de Saúde do IPS”.

Para o socialista, o edifício próprio para este pólo de ensino “será um marco decisivo para a valorização da oferta educativa, valorizando o trabalho de docentes e não docentes e assim criando condições para potenciar um ensino de maior excelência na área da saúde”, com vantagens para a região e também “talento para o crescimento do País”, concluiu.

Por seu lado a comunista Paula Santos, argumentou ao ministro do Ensino Superior com a “urgência de construir instalações próprias para a Escola Superior de Saúde”, e lembrou que esta questão tem sido colocada ao Governo ao longo de anos.

“É uma reivindicação de toda uma comunidade académica, de docentes, funcionários e estudantes”, isto porque a “actual situação não permite a esta escola uma utilização eficiente dos espaços e retira, obviamente, capacidade de intervenção no domínio prático experiencial”, refere o PCP em comunicado citando a deputada.

“Por isso pergunto-lhe se é desta vez que está previsto no Orçamento do Estado o financiamento para lançar o processo de construção da Escola Superior de Saúde do IPS”, referiu Paula Santos na audição parlamentar; e Manuel Heitor respondeu que o Governo está a trabalhar esse sentido.

Palácio Fryxell
Aberto a parcerias na cultura e formação

O Palácio Fryxell, que acolheu em Abril de 1983 a Comissão Instaladora do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e das suas duas primeiras Escolas Superiores: a Escola Superior de Educação e a Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, está neste momento a ser observado para utilizações que podem passar pelo “estabelecimento de parcerias com outras instituições da cidade, tornando-o num espaço multiusos, com enfoque na cultura e na formação”, dá a saber a direcção do instituto.

Mesmo agora a funcionar na Estefanilha, o IPS continua a olhar para o Palácio Fryxell como um activo do património cultural intimamente ligado à história do instituto e da cidade.
“Necessita de algumas obras de beneficiação, fruto do desgaste do tempo, mas que acolhe e continuará a acolher iniciativas de carácter cultural e de animação, de intercâmbio de experiências dos diferentes níveis educativos, apoio a iniciativas locais e outros eventos que pelas suas características se integrem na missão institucional do IPS”, refere a direcção.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -