Descobrir Portugal com INATEL: Piódão, São Pedro do Sul e Foz do Arelho

Descobrir Portugal com INATEL: Piódão, São Pedro do Sul e Foz do Arelho

Descobrir Portugal com INATEL: Piódão, São Pedro do Sul e Foz do Arelho

19 Outubro 2020, Segunda-feira
Custódio Pinto

Existem muitos recantos e encantos no nosso País e um deles é a pérola que se chama Piódão.

Desconhecia este “paraíso”, mas através do INATEL fui numa maravilhosa viagem em que fiquei a conhecer a beleza e natureza que Portugal oferece. Estou convencido, infelizmente, que muitos portugueses ainda não conhecem esta pérola. Privilegiam, por vezes, o estrangeiro não dando o devido valor ao que temos no nosso admirável “Torrão” que se chama Portugal.

- PUB -

O programa que o INATEL nos proporcionou, “Primavera no Piódão”, foi aliciante, com um vasto itinerário. Visitámos edifícios totalmente em xisto, numa das mais atrativas aldeias históricas, uma autêntica aldeia presépio onde à noite com as suas luzes se torna num verdadeiro espetáculo. Incluído estava “A descoberta de Piódão” – um passeio pedonal pelas ruas e recantos, museus, monumentos e artesanato. Alguns locais que merecem ser visitados incluem a Foz de Égua, Fajão e Avô, com as suas ruas pequenas. Deveras localidades de encantos únicos.

Outro programa do INATEL foi a ida a São Pedro do Sul, para as belíssimas e afamadas termas, com o palácio hotel do INATEL. Foi realizada uma visita a Vila Nova de Cerveira e à aldeia do Soajo, zona montanhosa e de uma estadia de paz e repouso.

Ainda noutro programa do INATEL foi proporcionado uma ida à Foz do Arelho, onde recordei as minhas férias de 15 dias na FNAT (agora INATEL) e nesses períodos pus muita gente a nadar, crianças e adultos. Foi assim Na lagoa de Óbidos, nas praias de Albufeira e nas piscinas de Santa Maria da Feira, Luso e mais tarde na piscina de Albufeira. Era para mim uma satisfação e alegria pôr gente a nadar e o meu slogan era e é: “Saber nadar é tão importante como saber andar”. E ainda hoje a minha paixão de pôr gente a nadar continua e continuo a fazê-lo por amor ao próximo, apesar de, por vezes, não ter sido devidamente compreendido e apoiado nas minhas lutas de que me sinto muito orgulhoso para o desenvolvimento da minha e nossa querida cidade.

- PUB -

Porém, recentemente está a ser maltratada pelos dirigentes do futebol, o que é uma vergonha. Mas dívidas é só o Vitória? E o resto como é? Enfim, a corda parte sempre pelos mais fracos, que não respeitam a cidade e o historial do glorioso Vitória. Por exemplo, houve um dirigente de um grande clube que quando esteve a cumprir pena teve uma frase que ficou célebre “Sou só eu? E cá dos outros?” E assim vai o futebol e não só. Até quando?…

E por aqui me fico.

Viva Setúbal

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -