Exibição surge da campanha VAMOR FALAR, da autoria da Associação de Psicologia e Desenvolvimento Comunitário
No mês em que se assinala o Dia da Saúde Mental, o Fórum Cultural de Alcochete recebeu ontem, pelas 21h00, a estreia do primeiro documentário português sobre depressão, criado a partir da campanha nacional VAMOS FALAR, da autoria da Associação de Psicologia e Desenvolvimento Comunitário. A iniciativa, “apoiada pela Direcção-Geral da Saúde e alinhada com as directrizes do Programa Nacional da Saúde Mental”, pretende “reduzir o estigma através de medidas que promovam a educação em saúde mental”, explica a Câmara Municipal de Alcochete em comunicado.
O recente projecto “aposta maioritariamente na produção de conteúdos audiovisuais, pois considera que é a forma mais eficaz de veicular a mensagem e desta ser utilizada na sua função de ferramenta didáctica de educação para a saúde”. “É disso mesmo exemplo este filme documental, o primeiro produzido em Portugal sobre o tema da depressão”. Trata-se de um documentário de 20 minutos, que “parte de uma série de filmes documentais sobre saúde mental e que estão a ser produzidos por esta campanha, sendo um misto de informação e entretenimento, numa abordagem muito visual e dinâmica”.
Segundo a nota da autarquia, “mais de 40% da população portuguesa sofre, ao longo da sua vida, de alguma forma, de doença mental, incluindo depressão, ansiedade ou problemas com drogas ou com álcool”. Assim, a campanha surge “com a missão de ajudar a conhecer, compreender, proteger e a vigiar a saúde mental”. Após a sua exibição, desenvolveu-se no mesmo local “uma conversa aberta ao público sobre a mesma temática, na qual participaram Fernando Pinto, presidente da Câmara Municipal de Alcochete, um representante da Direcção-Geral da Saúde, Fábio Mateus, coordenador da campanha VAMOS FALAR e David Rebordão, realizador do documentário”.