8 Maio 2024, Quarta-feira

- PUB -
Novo centro de recolha de cães e gatos avança em zona florestal de Pinhal de Frades

Novo centro de recolha de cães e gatos avança em zona florestal de Pinhal de Frades

Novo centro de recolha de cães e gatos avança em zona florestal de Pinhal de Frades

O investimento rondará o milhão e meio de euros e será para concluir durante este mandato

 

Joaquim Santos, presidente da Câmara do Seixal, anunciou a construção de outro Centro de Recolha de Animais de Companhia (CROACS), em Pinhal de Frades. A obra, a concretizar ainda neste mandato, custará cerca de 1,5 milhões de euros, sendo que o concurso público vai agora ser lançado.

O anúncio foi feito durante a Festa do Bem-Estar Animal, organizada pela Câmara e a Junta de Amora, que na manhã do passado sábado reuniu um número apreciável de canídeos e respectivos condutores no Parque do Serrado.

O autarca explicou que embora o actual Canil Municipal tenha sido recentemente melhorado, através de profundas obras de requalificação, não basta para as necessidades existente no campo da recolha e protecção de animais. Daí a urgência da construção de uma nova unidade, que terá outras condições e valências.

“O novo canil de Pinhal de Frades será erigido numa zona florestal, tendo assim possibilidades de alargamento” a qualquer altura, afirmou Joaquim Santos. “Embora o calendário seja apertado, a construção do novo canil é um objectivo que queremos materializar ainda durante este mandato. Sendo construído de raiz, apoiámo-nos em experiências colhidas no nosso país e no estrangeiro”, salientou, para logo acrescentar: “Gostaríamos que os animais passassem o menor tempo possível no canil, mas queremos oferecer-lhes as melhores condições enquanto lá estiverem”. No fundo, “trata-se da concretização do objectivo de dar maior dignidade aos animais que estão à nossa guarda e de promover a sua adopção responsável”.

Durante a apresentação do projecto, através de sessão de vídeo, ficou-se a saber que a unidade de Pinhal de Frades, tem condições técnicas e socias de excelente padrão tanto para os animais como para quem assegura o seu funcionamento. É o caso do controlo para evitar a fuga de animais, nível de ruído, segurança contra incêndios ou o acesso de visitantes. Os edifícios projectados, que serão dois, poderão acolher até 128 cães e 40 gatos, além de cinco ninhadas.

No total, prevê-se serem criadas 60 unidades de alojamento para animais adultos, com possibilidade de albergarem 5 ninhadas na maternidade.

O novo CROACS terá serviços administrativos, veterinários e atendimento ao público, sequestro sanitário, quarentena, maternidade e alojamento de cães e gatos para adopção.

Habilidades caninas em dia de festa

Perante muitos olhares, entre os quais os do vereador Joaquim Tavares e Manuel Araújo, presidente da autarquia amorense, no dia da Festa do Bem-Estar Animal foram vários os canídeos que se entregaram com entusiasmo a uma sessão de demostração das suas capacidades, como obedecer ao condutor ou ultrapassar obstáculos, incluindo túneis. Um facto interessante: quando o condutor não tinha mais comida para dar ao cão, forma de estímulo, partilhava com ele uma qualquer brincadeira, que o efeito era o mesmo.
Entre os pequenos pavilhões, institucionais ou de índole comercial, viam-se cães das mais distintas raças: aqui um pastor alemão, ali um buldogue, mais à frente um golden retriever ou um chichuahua. Observavam-se também representantes de outras raças, como o husky siberiano, o border collie ou o bichon frisé.

Para além de bombeiros e PSP, também a Câmara do Seixal esteve presente com um stande no espaço da festa, onde deu a conhecer o trabalho realizado a favor do bem-estar animal no município, bem como as iniciativas de sensibilização para o não abandono, adopção e prevenção contra a deposição de dejectos caninos em espaços públicos.

nos dos bombeiros e PSP eram indicadas as tarefas no domínio da protecção animal, bem como a Câmara Municipal, para “dar

a conhecer o trabalho realizado a favor do bem-estar animal
no município, bem como as iniciativas de sensibilização para
o não abandono, adopção e prevenção da deposição de
dejectos caninos em espaços públicos”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -