Diversos espaços exteriores do concelho do Seixal vão receber, já a partir de hoje até dia 27, e no dia 3 de Outubro, o Desconcentra; este o mais recente projecto cultural da Câmara Municipal.
Esta primeira edição leva às várias freguesias do concelho propostas artísticas multidisciplinares nas áreas do teatro, do circo contemporâneo, do teatro físico e de formas animadas e do cineconcerto, oriundas de vários pontos do país.
“Neste regresso à normalidade, este é um projecto de vanguarda no nosso concelho que levará a cultura a todos, de forma descentralizada e com toda a segurança, preconizando os valores básicos da democratização cultural e promovendo o acesso à criação artística e fruição cultural no concelho do Seixal”, comenta o presidente da Câmara, Joaquim Santos.
Alguns dos parques e jardins do concelho recebem os espectáculos dos Projectos de Intervenção Artística, de Palmela, da Companhia Erva Daninha, do Porto, do Teatro do Mar e de Charlie Mancini, ambos de Sines.
O Teatro da Terra, companhia residente no concelho do Seixal, fará também um conjunto de apresentações de uma criação de 2014, agora recriada com grupos corais alentejanos do concelho e com a participação dos Tocá Rufar.
A iniciativa é a “afirmação de um projecto de descentralização da oferta cultural municipal, que olha para os espaços públicos como lugares de fruição cultural, atribuindo-lhes novos sentidos, transformando-os em palcos para as mais diversas manifestações artísticas”, refere a autarquia.
A reserva de bilhetes pode ser feita para um ou mais espectáculos do programa, mediante o preenchimento de formulário electrónico, através dos serviços da Câmara.
Hoje, o Parque Municipal do Serrado, às 21h30, recebe o O2 Oxygen e o Projecto de Intervenção Artística de Palmela. Trata-se de artes performativas de rua e teatro físico e formas animadas.