O Vitória FC iniciou os trabalhos de recuperação e catalogação dos troféus, taças e acervo documental, que deverão culminar com a construção do futuro museu Josué Monteiro, informou o clube na sua página oficial na Internet. O objectivo da empreitada passa por contribuir para a recuperação da memória colectiva do emblema fundado a 20 de Novembro de 1910. “A missão passa por concretizar uma das principais necessidades do clube e criar um espaço digno que espelhe, com orgulho, a sua longa história desportiva e social de quase 110 anos”.
O Vitória pretende retomar a recuperação dos milhares de troféus que possui, trabalho que tinha sido interrompido em Novembro de 2015 quando a Câmara Municipal anunciou o corte de relações com a direcção então liderada por Fernando Oliveira. “Foi criada uma sala de reserva que ocupa cerca de 107 m2, reúne as condições ideais para a reserva, conservação e arquivo dos milhares de troféus que se encontravam divididos em seis espaços distintos – 708 deles já inventariados e conservados no âmbito de um protocolo estabelecido com o Município de Setúbal em 18 de maio de 2011, e que se pretende reactivar”.
A sala que vai no futuro albergar o espólio encontra-se dividida em espaços distintos que vão dotar a infraestrutura com todas as condições de armazenamento. “A referida sala foi dotada com equipamento de segurança contra intrusão, ar condicionado para estabilização e controle da humidade e temperatura, e inclui três áreas para confinamento de taças e troféus (52 m2), uma para arquivo de Documentos Históricos (19 m2), um Gabinete de Tratamento, uma Sala para ‘quarentena’ de taças e troféus intervencionados e ainda uma outra para armazenagem de material de conservação”, revelam.
Para levar a bom termo o projecto, a direcção liderada por Paulo Gomes, eleito em Janeiro de 2020, considera fundamental o apoio da autarquia setubalense. “Para a continuidade do desenvolvimento desta linha de trabalho de inventariação e conservação do património histórico do Vitória é incontornável a importância do contributo da equipa de Património Cultural do Município de Setúbal, que tem desempenhado uma função determinante no processo técnico de conservação e inventário e na evolução de competências no seio de uma equipa de trabalho formada por elementos de vários órgãos sociais do clube e associados com experiência ou gosto por esta temática”.
O anúncio do início dos trabalhos de recuperação do espólio da antiga sala de troféus Josué Monteiro é feito uma semana depois de o Vitória de Setúbal ter revelado que estabeleceu uma parceria com o Kartódromo Internacional de Palmela (KIP), que vai permitir ao clube construir um Centro de Treinos.