As autoridades procederam hoje à derrocada controlada de uma arriba na praia da Samoqueira, em Porto Covo, concelho de Sines, onde foi identificado um possível risco de desabamento, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil Municipal.
“Detectamos um bloco de rochas em risco de derrocada, que poderia afetar as escadas de acesso à zona sul da praia da Samoqueira, e decidimos avançar com uma acção controlada para retirar o conjunto de pedras de grandes dimensões e muitas toneladas, de forma natural, evitando perigos para os banhistas”, explicou o vereador da Câmara Municipal de Sines José Manuel Arsénio.
A operação de estabilização da arriba, coordenada pela Proteção Civil Municipal, Agência Portuguesa do Ambiente, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Capitania do Porto de Sines, GNR e bombeiros, obrigou ao encerramento de uma das praias mais frequentadas pelos banhistas na aldeia turística de Porto Covo, no litoral alentejano.
Na intervenção “foram utilizados os meios próprios do município, máquinas e pessoal operacional, que procederam ao desmantelamento das rochas e à limpeza do local para que o acesso fique em segurança para quem vem à praia”, acrescentou.
O acesso à praia está interditado desde as 8:00 de hoje, mas as autoridades garantem que, durante a tarde, a zona balnear será reaberta aos banhistas.
Lusa