Um homem de 53 anos foi detido na última terça-feira, em Almada, por suspeitas de ter praticado “dezenas de furtos em interior de residências” em vários concelhos do distrito de Setúbal, informou hoje a GNR.
Em comunicado, a força de segurança adiantou que o homem “actuava de forma isolada, com grande mobilidade”, e que, através do arrombamento, “se introduzia nas residências alvo de furto, inclusivamente com os seus proprietários no interior”.
O crime foi praticado nos concelhos de Almada, Alcácer do Sal, Moita, Palmela, Sesimbra, Seixal e Setúbal, todos localizados no mesmo distrito, “a fim de subtrair dinheiro e objectos de valor”.
A detenção ocorreu na terça-feira no Feijó, em Almada, depois de “uma investigação que durou oito meses”, efectuada pelo Núcleo de Investigação Criminal do Montijo.
De acordo com a GNR, a investigação terminou “com a realização de duas buscas” a uma residência e a um veículo, das quais resultou a apreensão de uma viatura, quatro pistolas de alarme, três máquinas fotográficas, dois computadores portáteis e vários outros objectos “destinados à realização dos furtos”, como algemas e luvas.
“Estima-se que o valor do material recuperado possa ascender aos três mil euros”, revelou.
Segundo a força militar, a companheira do detido, uma mulher de 47 anos, também foi constituída arguida “por co-autoria na prática dos referidos ilícitos”.
Já o homem, que tinha “antecedentes criminais pela prática do mesmo crime”, encontra-se detido nas instalações da GNR e será hoje presente ao Tribunal Judicial do Barreiro.
Lusa