27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioÚltimasNovo terminal do Barreiro vai ser multiusos

Novo terminal do Barreiro vai ser multiusos

Equipamento deixa de ser apenas para contentores já que irá servir ainda para granéis sólidos e até para automóveis. A nova solução foi anunciada está terça-feira por Ana Paula Vitorino na comissão parlamentar

- PUB -

O novo projecto do terminal de contentores do Barreiro, que teve de ser revisto, vai passar a ser multiusos, deixando de se destinar apenas a contentores para servir também para granéis sólidos e automóveis, anunciou esta terça-feira  a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

Até ao Verão, o novo projecto será submetido à apreciação da Agência Portuguesa do Ambiente, com uma nova localização e com multiusos.

Após várias críticas à ideia inicial, o projecto do terminal de contentores do Barreiro surge agora com “uma nova configuração física e algumas alterações relativamente à sua operacionalidade”, revelou a governante, numa audição na comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas.

- PUB -

“Entre as alterações, quero destacar o facto de ser só de contentores e de passar a ser multiusos, tanto para contentores, como para granéis sólidos e até para automóveis”, precisou.

A nova solução, que resulta de reuniões tidas entre as partes envolvidas, implica também uma nova localização, que “não é mais do que deslocar um pouco para montante o terminal e ter uma ligeira rotação para não ser impactante na área nova e urbana do Barreiro”, disse Ana Paula Vitorino, adiantando que o novo projecto representa uma “melhoria numa estrutura que é suposto durar 100 anos”.

Quanto ao “timing” para o novo projecto ser apreciado pela Agência Portuguesa do Ambiente, a ministra apontou uma previsão: “Aquilo que se estima é que até ao Verão se possa reiniciar a avaliação de impacto ambiental, isto é, submeter novamente à APA [Agência Portuguesa do Ambiente] o novo projecto”, frisou.

- PUB -

Vista sobre o rio e Lisboa afectada

Durante o anterior período de discussão pública do primeiro Estudo de Impacto Ambiental do terminal de contentores do Barreiro diversas entidades, entre elas a Câmara do Barreiro, defenderam que a infra-estrutura não poderia prejudicar a marginal do concelho.

A tomada de posição surgiu após várias imagens disponíveis no estudo mostrarem a implementação do terminal no território, em que é possível ver a expansão para a zona da avenida Bento Gonçalves, conhecida como avenida da Praia, a marginal no centro da cidade, afectando a sua vista sobre o rio e sobre Lisboa.

A Administração do Porto de Lisboa acabou por pedir uma nova avaliação de impacto ambiental e a reformulação do projecto do Terminal do Barreiro, depois de críticas apresentadas durante a consulta pública, tendo sido criado um grupo de trabalho.

Ana Paula Vitorino vincou que esta “não é nenhuma situação anómala” e classificou as críticas como “coisas normais neste tipo de infra-estruturas”.

“Face a isto, foi entendido por todos que se deveria analisar novamente a configuração que tinha sido posta a apreciação […] e que se deveria retirar o projecto para reanálise”, explicou a ministra do Mar, respondendo assim às questões levantadas pelo deputado do PSD Cristóvão Norte, que pediu um ponto de situação sobre o projecto em causa.

DIÁRIO DA REGIÃO com Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -