O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) anunciou hoje, 16, que avançou com uma candidatura ao Programa Operacional Lisboa2020 para a aquisição de equipamentos de tecnologia avançada.
“Esta candidatura prevê adquirir novos equipamentos e substituir outros já existentes no CHBM, com o objectivo de melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos utentes, bem como as condições de trabalho dos profissionais de saúde desta Instituição”, refere o centro hospitalar em comunicado.
O centro hospitalar tem como área de abrangência os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, servindo uma população de 215 mil habitantes.
“O CHBM pretende assim promover a actualização tecnológica de diagnóstico e terapêutica altamente especializada nas áreas da Cardiologia, Oftalmologia e Oncologia, através da aquisição de equipamentos para os serviços de Radioterapia, Gastrenterologia, Imagiologia, Pneumologia, Urologia, Unidade de Cuidados Intensivos, Anestesiologia e a Anatomia Patológica”, acrescenta, referindo que de acordo com estudos epidemiológicos recentes, as principais causas de morte da população abrangida estão associadas a doenças do foro oncológico, circulatório e endócrino.
Em termos financeiros, a candidatura representa um montante total de investimento de 4,6 milhões de euros.