28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioOpiniãoMontijo e as passadeiras para peões, o que é urgente saber

Montijo e as passadeiras para peões, o que é urgente saber

Ultimamente o tema passadeiras tem sido muito questionado no Montijo, motivado a algumas situações, graves até, que têm ocorrido nas mesmas, nomeadamente na Avenida Pedro Nunes, e cada vez com maior frequência, em outros locais da cidade, pelo que é de todo oportuno este esclarecimento.
Por várias razões, há que ter muita atenção, no atravessamento das passadeiras porque as mesmas, não dão completa prioridade aos peões, como se possa imaginar, a não ser que sejam semaforizadas, e mesmo nestas há variáveis, como as da rotunda da Praça da Força Aérea, o que faz com que este desconhecimento contribua para que a grande percentagem de atropelamentos ocorra, precisamente nas passadeiras e, especialmente no ambiente urbano!
As passadeiras destinam-se, tão somente e apenas, a indicar o exacto local onde deve ser efectuada a travessia, pelos peões, mas só após tomadas todas as precauções.
No entanto se um peão for atropelado numa passadeira depois de aí ter iniciado a travessia da via, a culpa na verificação do acidente pode ser atribuída ao condutor do veículo, constatando-se que não conseguiu parar… [Art.º 24.º CE].
Artigo 24.º
Princípios gerais
1 – O condutor deve regular a velocidade de modo a que, atendendo à presença de outros utilizadores, em particular os vulneráveis, às características e estado da via e do veículo, à carga transportada, às condições meteorológicas ou ambientais, à intensidade do trânsito e a quaisquer outras circunstâncias relevantes, possa, em condições de segurança, executar as manobras cuja necessidade seja de prever e, especialmente, fazer parar o veículo no espaço livre e visível à sua frente.
No entanto e em caso de acidente e tendo iniciado um peão o atravessamento, numa passadeira, sem previamente se ter certificado se circulavam veículos automóveis na via, já a uma curta distância, o acidente é imputável quase que em exclusivo ao peão, o que afasta , em parte, a responsabilidade objectiva ou pelo risco do condutor do veículo [Art.º 101.º CE].
Artigo 101.º
Atravessamento da faixa de rodagem
1 – Os peões não podem atravessar a faixa de rodagem sem previamente se certificarem de que, tendo em conta a distância que os separa dos veículos que nela transitam e a respetiva velocidade, o podem fazer sem perigo de acidente.
No entanto o que poderemos ter aqui, em conta, será a expressão de que, depois de iniciar a travessia da passadeira o peão vê a sua liberdade de circulação superiormente protegida, mas não tendo nunca uma prioridade absoluta, pelos inúmeros factores envolvidos neste acto.
Sendo que o condutor tem que deixar passar os peões que já tenham iniciado a travessia da faixa de rodagem [Art.º 103.º CE], o que se pode inferir daqui é que o peão tem que pôr o pé na faixa de rodagem para que os carros tenham que parar para ele passar, o que é perfeitamente discutível, já que o peão tem que se pôr em risco [começar a atravessar a via] para passar a ter alguma prioridade…
Artigo 103.º
Cuidados a observar pelos condutores
2 – Ao aproximar -se de uma passagem de peões… junto da qual a circulação de veículos não está regulada… por sinalização luminosa… o condutor deve reduzir a velocidade e, se necessário, parar para deixar passar os peões… que já tenham iniciado a travessia da faixa de rodagem.
E… por aqui me fico, recomendando uma maior atenção nas passadeiras.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -