27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlmadaUtentes lançam petição pública a exigir melhores condições de saúde na Charneca...

Utentes lançam petição pública a exigir melhores condições de saúde na Charneca de Caparica

A Comissão de Utentes de Saúde da Charneca de Caparica (CUSCC) lançou uma petição pública na Internet a exigir melhores condições no Centro de Saúde local. A petição, que ontem contava com a adesão de cerca de 70 pessoas, é dirigida ao ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, apresentando várias reivindicações.

- PUB -

“Os abaixo-assinados, quer residentes na União de Freguesias da Charneca de Caparica e Sobreda, concelho de Almada, quer utentes do Centro de Saúde da Vila da Charneca de Caparica, localizado na Rua Henrique Santana 12, Palhais, 2820-225 Charneca de Caparica, solicitam a Vossa Exa., e às duas USF’s (Charneca do Sol e Nova Caparica) que passem urgentemente a funcionar de modo a atender às reais necessidades da população local, que tem vindo a crescer a olhos vistos”, pode ler-se no texto, que enumera de seguida as necessidades sentidas pelos utentes.

A CUSCC reivindica, assim, ´”médico de família para cada um dos utentes, pois, apesar de se tratar de USF’s, existem alguns milhares sem médico de família” e “consultas atempadas para todos os utentes”.

No terceiro ponto, a CUSCC reclama a “simplificação/agilização do processo de marcação de consultas via net, e especialmente por telefone”. Segundo os utentes, “desde há bastantes meses [que] é praticamente impossível contactar o Centro de Saúde via telefone”. Além disso, lembram, que a faixa da população da Charneca – aquela “que mais carece de cuidados do SNS” –, “está muito envelhecida para formar fila de madrugada e chegar ao fim sem direito a consulta por “falta de agenda”.

- PUB -

O alargamento do horário de funcionamento do Centro de Saúde até às 20h00, “com um período de atendimento para situações de urgência/agudas (à semelhança do que acontecia até há poucos anos), o atendimento eficiente por parte dos serviços administrativos e o alargamento do número de USF’s de duas para três”, são outras três reivindicações da CUSCC no documento apresentado em http://peticaopublica.com/pview.aspx pi=PT88259&fb_action_ids=10211148150325904&fb_action_types=og.comments.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -