Pretende-se incutir nos mais novos as boas práticas no que toca à sustentabilidade ambiental
O programa Escola Azul vai estender-se a todos os estabelecimentos de ensino do concelho de Palmela, depois de ter sido aprovado um protocolo entre a autarquia palmelense e a Direcção-Geral de Política do Mar (DGPM), responsável pela iniciativa.
Refere o município em comunicado que, depois de trabalhos já desenvolvidos pela Escola Básica Alberto Valente, em Pinhal Novo, e pela Escola Secundária de Palmela, a DGPM sugeriu à autarquia que o programa fosse encaminhado para todas as escolas do concelho.
Com esta decisão pretende-se incutir nos mais novos as boas práticas no que toca à sustentabilidade ambiental.
A Câmara Municipal de Palmela aprovou por unanimidade, em reunião da vereação, o protocolo, considerando o mesmo “prioridade da educação para a sustentabilidade no âmbito do Projecto Educativo Local”.
“O interesse cada vez maior das escolas em desenvolverem projectos que incentivem as crianças a terem uma maior consciência em relação ao oceano; e a importância do trabalho concertado entre as escolas/IPSS, a comunidade e outros municípios, nomeadamente, Setúbal e Sesimbra”, refere a autarquia de Palmela em comunicado sobre o protocolo que dura um ano, sendo renovado de forma automático por igual período.
O projecto Escola Azul é uma iniciativa educativa do Ministério do Mar, que se desenvolve através de acções, dirigidas às escolas, que integram várias disciplinas da educação marinha, ambiental e sustentável.
Decorre a nível nacional e orienta os estabelecimentos de ensino para temas e práticas ligadas ao mar, surgindo assim uma comunidade de aproximação entre escolas, o sector do mar, municípios, universidades e demais entidades que estão ligadas e têm um papel activo e importante na educação marinha e ambiental.