O Concelho de Setúbal é caracterizado por uma dinâmica associativa particularmente rica em distintas áreas de intervenção – cultura, desporto, recreio – e enraizada no tecido social que lhe dá corpo e expressão.
O movimento associativo cumpre destacadas funções sociais, na formação de crianças e jovens, na educação não formal em diversos registos de actividade, no bem-estar físico, mental e social, na coesão social, na transmissão de princípios e valores colectivos e no contributo para a construção de uma sociedade sem desigualdades, mais participada e mais democrática.
A ACCSet – Associação das Colectividades do Concelho de Setúbal, enquanto entidade representativa da Confederação Colectividades Cultura, Recreio e Desporto no Concelho de Setúbal, conta com 43 filiadas no concelho de Setúbal num universo de 223 colectividades, associações e clubes e cerca de 3345 dirigentes voluntários, benévolos e eleitos, temos boas razões para concluir que houve necessidade de constituir a Associação.
Conscientes da importância de que o trabalho associativo do concelho se reveste para a comunidade, algumas colectividades decidiram desencadear o processo de constituição da Associação das Colectividades do Concelho de Setúbal, tendo o seu inicio a este movimento em 25 de Julho de 2016, a escritura pública dos estatutos em julho de 2017 e a eleição dos primeiros órgãos sociais da ACCSet em dezembro de 2017, para o triénio 2017/2020.
Assumindo como princípios e grandes objectivos gerais, a valorização e o fortalecimento do movimento associativo de raiz popular do concelho, traduz a prossecução dos mesmos objectivos específicos como a criação de mecanismos que promovam a cooperação associativa e a rentabilização de meios e recursos, o estabelecimento de parcerias que beneficiem o trabalho e a poupança de recursos das associações, a formação dos dirigentes associativos.
Julgamos que a constituição desta estrutura concelhia é um importante contributo para a afirmação do associativismo em Setúbal para o reforço da capacidade acção de cada uma das associações, colectividades e clubes.
Com o apoio da nossa Confederação e Federação demos os passos certos no momento oportuno, realçar a Carta Aberta aos Dirigentes Associativos do Concelho de Setúbal enviada pela Confederação Portuguesa Colectividades Cultura, Recreio e Setúbal, em Março de 2017, a todas as colectividades.
É nosso objectivo e desejo que o maior número de colectividades, associações e clubes de todo o concelho se filiem na Associação Concelhia. Queremos unir para melhor servir as comunidades onde nos inserimos e pretendemos que este caminho seja participado por todos. Esta estrutura pretende constituir-se como um espaço aglutinador e mobilizador para as colectividades e dirigentes do Concelho de Setúbal.
Com determinação e confiança, viramos mais uma página de um livro.
Unir para melhor servir.