No dia 8 de Março, ainda sem Covid-19, decorreu a Caminhada evocativa do Dia da Mulher, que constituiu um passeio pedestre, com início e epílogo no Parque Urbano de Albarquel, num total de oito quilómetros.
Esta marcha foi organizada pela prestigiada associação setubalense Tãlentos Team (leram bem,Tãlentos com til), uma abreviatura humorística de “tão lentos”.
Em 2017, um grupo de amigos organizava caminhadas sob o nome Passeios Pedestres de Setúbal e participava em corridas de estrada e serra, com a equipa Tãlentos Team. A coesão e a dimensão do grupo começaram a ter uma notável expressão, surgindo então a criação da Associação Desportiva Tãlentos Team (ADTT).
Constituem objectivos da ADTT, participar activamente no desporto e lazer, proporcionando aos sócios e não-sócios eventos locais, participando em corridas, quer ao nível nacional e nalguns casos internacional, divulgando o nome da equipa e da cidade de Setúbal.
Em todos os eventos a boa disposição, união, e espírito de equipa são assinalados constantemente.
A ADTT tem um plano de actividades anual que concretiza sob a orientação dos seus dirigentes, a saber: Nuno Lucas, Paulo Nunes, Luis Rasteiro, Elisabete Azougado, José Raposo, Fernando Faria, Rui Brites, Luis Silva, Rita Pires, Patrícia Santos, Hélder Constantino, Isabel Nunes. A ADTT reflecte-se no sucesso dos eventos.
Regressando à nossa caminhada, foi um grupo animado e bem-disposto que iniciou o percurso. Subimos até aos moinhos, por trás do Castelo de S. Filipe, numa subida íngreme, a que se seguiu uma descida até ao Grelhal, com a Serra de S. Luís, sempre bela e imponente a erguer-se à nossa frente.
Percorremos a Estrada Romana, contornámos a Escola Lima de Freitas e serpenteámos por montes, veredas, trilhos, vales.
Durante todo o passeio, embora conhecedores dos locais, não podemos deixar de ficar maravilhados e deslumbrados pela extraordinária beleza de toda esta nossa magnífica região de Setúbal, que deixa o forasteiro maravilhado e o local embevecido com tanta diversidade de paisagem natural e humanizada, em perfeita simbiose e harmonia.
Regressando à nossa caminhada, afigura-se-me da mais elementar justiça, salientar que todos os membros que compõem a Tãlento Team evidenciaram sempre, em todas as circunstâncias e ao longo de todo o trajecto, uma extrema simpatia, informalidade, camaradagem, boa disposição, humor permanente e simultaneamente um extremo rigor e profissionalismo, consubstanciado no apoio logístico, moral e psicológico, nomeadamente o cuidado extremo em não deixar ninguém para trás.
De salientar que vinte por cento da receita obtida, foi entregue à Liga Portuguesa Contra o Cancro-Núcleo de Setúbal.
Fica aqui publicamente registada uma palavra de muito apreço, reconhecimento e um especial agradecimento a todos quantos nos proporcionaram uma manhã magnífica.