Mapa é interactivo e tem dados por concelho. Além de Portugal, existem mapas para Brasil e Espanha
Um grupo de investigadores do Centro de Física Teórica e Computacional da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa participou na criação e desenvolvimento de um mapa do risco de propagação do Covid-19 em Portugal. O mapa de Portugal está assim dividido por concelhos, para consulta facilitada de dados.
O modelo tem como objectivo estimar a taxa de risco em cada concelho de Portugal, bastando apenas clicar no concelho que se pretende ver os dados, como por exemplo qualquer um da região de Setúbal.
[para ver o mapa interactivo clique aqui]
O mapa demonstra, mais concretamente, o risco de contágio comunitário em território nacional. A iniciativa é coordenada pelas universidades espanholas de Rovira i Virgili, em Terragona, e a Universidade de Zaragoza, em Saragoça. Além do mapa português foram criados mais dois, para Brasil e Espanha.
Conta ainda com vários parceiros ao nível das telecomunicações, o que ajudou a estabelecer padrões de mobilidade dos cidadãos.
No site do projecto existem mais dois mapas de risco de propagação do Covid-19 por contágio comunitário para Espanha e Brasil, utilizando sempre modelos em versão generalizada de outros modelos epidemiológicos.
“Dois aspetos importantes para a previsão da propagação da COVID-19 são a distribuição geográfica dos casos identificados e a mobilidade das pessoas. É isso que nós estamos a considerar, pela primeira vez para o caso português”, diz Nuno Araújo, professor do Departamento de Física e coordenador do CFTC Ciências ULisboa, que começou a trabalhar neste mapa há cerca de duas semanas, juntamente com Hygor Piaget Melo, investigador pós-doutorado do Centro de Física Teórica e Computacional.