10 Agosto 2024, Sábado

- PUB -
Câmara de Palmela apresenta projectos municipais para Pinhal Novo

Câmara de Palmela apresenta projectos municipais para Pinhal Novo

Câmara de Palmela apresenta projectos municipais para Pinhal Novo

A requalificação dos largos José Maria dos Santos e da Mitra, a criação do Museu do Ferroviário na Estação e do Memorial do Arco da Ponte, bem como a operação para o Monte Francisquinho, são, entre outros, investimentos patentes na exposição. Semana da Freguesia engloba mostra que abre hoje na biblioteca

Ao todo, são 18 os projectos municipais para Pinhal Novo que vão estar expostos a partir de hoje, na biblioteca municipal local, no âmbito da iniciativa “Semana da Freguesia” que arrancou ontem e se estende até à próxima sexta-feira, 21, promovida pelo executivo camarário. A mostra, com abertura marcada para as 21h00 desta terça-feira, visa informar os munícipes sobre os investimentos que a Câmara de Palmela está a desenvolver na freguesia pinhalnovense, como pavimentações, alargamento da rede de saneamento, requalificação do espaço público e projectos ao nível da cultura, da educação e das actividades económicas.

A obra é ilustrativa do “forte investimento municipal que, tal como nas restantes freguesias, também está a mudar a face do Pinhal Novo, fortalecendo a sustentabilidade e a coesão territorial e social”, lembra autarquia presidida por Álvaro Balseiro Amaro.

- PUB -

Na exposição, o município – que já recebeu o visto do Tribunal de Contas para a execução da empreitada de recuperação dos Paços do Concelho (obra adjudicada por 725 mil euros, que “inclui o restauro das pinturas murais do Salão Nobre, um dos elementos patrimoniais de maior valor deste edifício, datado do Século XVI”) – vai dar conta de sete operações de pavimentação no Pinhal Novo. A saber: Aceiro Fonte da Prata; Rua do Montinhoso; Rua dos Vinhedos; Rua dos Ferroviários; Aceiro do Miranda; Rua João de Deus; e Rua 1.º de Maio (Quinta do Sobral).

Um dos projectos de maior destaque diz respeito à requalificação dos largos José Maria dos Santos e da Mitra. No domínio cultural, a edilidade realça a criação do Memorial do ‘Arco da Ponte’ – que foi desmantelado em 2002 pela REFER e que a autarquia, envolvendo a população local, decidiu recriar para restituir simbolicamente a sua função –, bem como a criação do Museu do Ferroviário na Estação e a operação projectada para o Monte do Francisquinho.

Os investimentos na área do saneamento em Lagoa da Palha, Olhos de Água e Carregueira são outros que vão poder ser apreciados na mostra, que vai contemplar também os projectos de uma incubadora de empresas e da qualificação do mercado de produtores do Pinhal Novo, ambos no domínio das actividades económicas. Na área da educação, a intervenção na Escola Básica Zeca Afonso também vai estar patente na exposição.

- PUB -

Reunião descentralizada e ‘o presidente espera por si’

Outro dos momentos abertos à participação do público tem lugar, amanhã, a partir das 21h00, na sede do Rancho Folclórico “Os Rurais” da Lagoa da Palha e Arredores, com a realização de mais uma reunião de câmara descentralizada. O público pode intervir logo no início da sessão. Da ordem de trabalhos, que engloba 13 pontos, destacam-se a 2.ª alteração ao Orçamento 2020 e Grandes Opções do Plano 2020-2023, a adesão de Palmela à Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico, o relatório de monitorização sobre a operação de reabilitação urbana do centro histórico de Palmela e do Pinhal Novo, o projecto do Regulamento Municipal dos Serviços de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais Urbanas, o início da discussão pública para alteração ao Regulamento de Urbanização e Edificação do Município, além da abertura do concurso público para prestação de serviços de gestão de resíduos no concelho.

A Semana da Freguesia do Pinhal Novo reserva para o último dia da iniciativa “O Presidente espera por si!”, que arrancou em Janeiro, na Semana da Freguesia de Marateca. Álvaro Balseiro vai estar disponível, na sexta-feira, das 10h00 às 12h00, para auscultar – “sem necessidade de marcação”, frisa a edilidade –, os munícipes que pretendam “apresentar ideias, propostas ou inquietações”, no Mercado Municipal do Pinhal Novo, junto à Loja do Cidadão. Já o atendimento descentralizado a efectuar pelos vereadores responsáveis pelos restantes pelouros “vai realizar-se na Junta de Freguesia”, mas é sujeito a “agendamento prévio, até às 12h00 de quinta-feira, dia 20, pelo 212 336 650”, adianta o município.

- PUB -

Recorde-se que ao longo desta semana, como é habitual no âmbito desta iniciativa de contacto de proximidade, são igualmente desenvolvidas acções de contacto entre o executivo municipal e o executivo da freguesia, neste caso do Pinhal Novo, o movimento associativo, o sector económico e outros agentes locais, através de diversas reuniões e visitas a obras, projectos e empresas.

Depois da Marateca e após o périplo a Pinhal Novo, o ciclo “Semanas das Freguesias 2020”, integrado no projecto “Eu Participo”, vai prosseguir ao longo do primeiro semestre do ano nas restantes freguesias: Quinta do Anjo, Palmela e Poceirão.

Paços do Concelho vai ter novo acesso ao Salão Nobre

A intervenção a levar a efeito nos Paços do Concelho, agora que a empreitada recebeu luz verde do Tribunal de Contas, vai permitir “a criação de uma entrada de nível para que qualquer pessoa possa aceder ao Salão Nobre, independentemente da sua condição física”. A empreitada, salienta a autarquia, engloba duas áreas de intervenção. “A primeira área inclui a reabilitação das fachadas e coberturas, saguão, zona da arcada, galeria e pátio exterior poente. Este conjunto de intervenções é co-financiado por fundos comunitários, no âmbito do Portugal 2020 (PEDU-PARU). A segunda área de intervenção, precisamente a reabilitação do Salão Nobre e áreas adjacentes, nos pisos 0 e 1, é financiada, exclusivamente, pela Câmara Municipal.” Esta acção inclui o restauro das pinturas murais do Salão Nobre.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -