28 Junho 2024, Sexta-feira

- PUB -
Setúbal angaria livros para Quelimane com valor superior a um milhão de euros

Setúbal angaria livros para Quelimane com valor superior a um milhão de euros

Setúbal angaria livros para Quelimane com valor superior a um milhão de euros

||||

Biblioteca Nacional, Casa da Moeda e Fundação Calouste Gulbenkian são alguns dos mecenas que doaram os livros, na sua maioria novos, para bibliotecas e escolas

 

 

- PUB -

Perto de 150 mil livros, no valor de 1 milhão e 100 mil euros, foram doados a Quelimane, através de uma campanha solidária liderada pela Câmara Municipal de Setúbal, com o objectivo de apetrechar a Biblioteca Provincial da Zambézia, a Biblioteca Municipal de Quelimane e várias bibliotecas comunitárias, bem como a nova escola em construção no Bairro de Ivagalane, que será inaugurada em Março. Sendo esta última também resultado de uma campanha impulsionada pela autarquia sadina.

 

 

- PUB -

Entre os principais mecenas da iniciativa, que reuniu 90% de livros novos para a cidade moçambicana que é geminada com Setúbal, encontram-se a Biblioteca Nacional de Portugal, a Imprensa Nacional – Casa da Moeda e a Fundação Calouste Gulbenkian.

Para esta angariação também contribuíram a Fundação para a Ciência e Tecnologia, a Fundação Oriente, a Biblioteca Pública de Évora, o Instituto dos Pupilos do Exército, a Leirilivro, o Colégio dos Maristas, o Externato de São José e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, a par de instituições locais e cidadãos anónimos.

Além dos livros, a delegação da autarquia sadina que se encontra em Quelimane, está também a distribuir por famílias carenciadas cinco mil kits com peças de vestuário para adulto e criança, sapatos, um brinquedo e um par de óculos.

- PUB -

 

Uma década como irmãs

 

Setúbal e Quelimane estão geminadas desde 2000, parceria que tem resultado em várias iniciativas de cooperação bilateral para a melhoria da qualidade de vida daquela província de Moçambique.

Exemplo disso é a renovação da Escola Básica de Ivagalane, com capacidade para cerca de três centenas de crianças, que representa o culminar de um desafio lançado pela Câmara Municipal de Setúbal, que foi aceite pela empresa portuguesa Special Dragon, patrocinadora do projeto.

No âmbito da geminação, o concelho sadino também já acolheu bolseiras de Quelimane no Instituto Politécnico de Setúbal e promoveu, através de campanha mecenática, a construção de 15 poços de água potável, entre 2017 e 2018, um contributo para a melhoria da qualidade de vida em várias zonas da província moçambicana.

A construção destes poços de água permitiu ainda, como acréscimo, ajudar a reduzir a taxa de absentismo escolar, com mais crianças a poderem ir à escola, no lugar de realizarem trajectos de vários quilómetros para obter água potável para as famílias.

Em 2018, a campanha denominada “Setúbal Ajuda Quelimane” traduziu-se no envio de uma ajuda com mais de 23 toneladas de bens como roupas para homem, mulher e criança e brinquedos, assim como material escolar e de saúde, entre o qual medicamentos, fraldas e sapatos ortopédicos.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -