29 Junho 2024, Sábado

- PUB -
Exercício pioneiro na Península Ibérica realizado no Porto de Sines

Exercício pioneiro na Península Ibérica realizado no Porto de Sines

Exercício pioneiro na Península Ibérica realizado no Porto de Sines

Aprimorar técnicas de contenção e dispersão de pluma, controlo de vaporização e extinção de incêndio foi o objectivo do treino prático – pioneiro na Península Ibérica – com fogo real de gás natural liquefeito, realizado na passada sexta-feira no Porto de Sines.

O exercício consistiu, segundo a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), na inflamação de “cerca de três metros cúbicos de gás natural liquefeito, em obstáculo do tipo ‘pool fire’, correspondentes a cerca de 1 800 metros cúbicos de gás natural na sua forma gasosa”, que permitiu testar a capacidade de resposta das equipas de intervenção especial locais.

- PUB -

“O projecto de estabelecer um parque de treinos específico para este produto tem vindo a ser trabalhado entre a autoridade portuária [APS] e a concessionária [REN Atlântico], com o intuito de treinar os ‘first responders’ de ambas as entidades em ocorrências que envolvam derrames e inflamação de gás natural liquefeito”, revela a APS em comunicado, destacando que a realização deste tipo de exercício não era, até então, possível de executar na Península Ibérica.

A autoridade portuária reforça, na mesma nota, que estes exercícios “são essenciais para manter um adequado nível de treino das equipas de segurança e protecção, no âmbito do Plano de Emergência do Porto de Sines”, de forma a garantir preparação máxima para “uma pronta resposta a eventuais situações de emergência”.

No Porto de Sines, destaca ainda a APS, encontra-se localizado “o único terminal de gás natural do país, que actualmente é responsável pelo fornecimento de cerca de 90% das necessidades nacionais, assumindo-se como uma alternativa bastante viável ao gasoduto terrestre”, que liga a Argélia à Europa.

- PUB -

O primeiro treino prático com gás natural liquefeito envolveu a REN Atlântico, concessionária do terminal especializado, onde é movimentada o referido produto, e a APS.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -