Plano para a região assume visão e estratégia para a próxima década

Plano para a região assume visão e estratégia para a próxima década

Plano para a região assume visão e estratégia para a próxima década

Francisco Jesus realçou envolvimento das diversas entidades que contribuíram para a construção do PEDEPES

A Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) apresentou na passada segunda-feira, 28 de setembro, no Multiusos do Parque Augusto Pólvora, em Sesimbra, o Plano Estratégico da Região de Setúbal – PEDEPES 2035. O Relatório Final agora apresentado publicamente “assume a visão, a estratégia e o plano de ação para a próxima década”, refere a associação em nota de Imprensa.

– PUB –

Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra e presidente da Mesa da Assembleia Intermunicipal da AMRS, valorizou o papel da AMRS na definição das estratégias do desenvolvimento da região, assim como o envolvimento das diversas entidades, e a realização dos diversos encontros/oficinas temáticas que contribuíram para a construção desta visão de desenvolvimento espelhada no PEDEPES agora apresentado.

Vânia Rosa da Ernst & Young, referiu na sua apresentação que este é um plano estratégico à escala da Região – dos 13 concelhos do Distrito de Setúbal (nove da Península de Setúbal e quatro do Alentejo Litoral), promovido pela AMRS, com apoio técnico externo, e construído com auscultação alargada ao território. “São 182 páginas de um plano com três partes — diagnosticar, decidir, executar. Um plano para não ficar na gaveta”.

O PEDEPES agora apresentado assume que “em 2035, a Região de Setúbal irá afirmar-se como um território coeso e inovador, onde a qualidade de vida, a sustentabilidade ambiental e a inclusão social caminham lado a lado com uma economia diversificada, atrativa e geradora de emprego pleno de direitos, sustentada pela valorização dos seus ativos territoriais, pela qualificação e valorização das pessoas e por uma governação de proximidade.”

– PUB –

“A estratégia está estruturada em 11 prioridades, numa lógica: a economia que gera emprego; pessoas que se qualificam; território que cuida; e infraestruturas que ligam; Estas correspondem a grandes áreas de transformação do território e espelhadas nas 49 orientações estratégicas, todas elas traduzindo os principais vetores de ação política e programática que resultam da agregação de vontades para construir o futuro”.

No painel com o tema “O futuro da região depende da capacidade de unir investimento, sustentabilidade e coesão social numa visão comum”, os membros da Comissão Executiva do PEDEPES, Ângela Lemos, reitora da Universidade Politécnica de Setúbal; Jorge Pisco, presidente da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas – CPPME; Nuno Maia, diretor geral da Associação da Indústria da Península de Setúbal-AISET; Guilherme Bettencourt – membro da direção da União Distrital das Instituições de Solidariedade Social de Setúbal-UDIPSS; Luís Leitão – coordenador da União dos Sindicatos de Setúbal/CGTP-IN; Joaquim Gonçalves, Federação Distrital de Setúbal do Movimento Unitário de  Reformados, Pensionista e Idosos- MURPI; afirmaram a importância do plano agora apresentado, fruto da sua participação ativa, e da riqueza dos contributos dados, em todas as fases do processo.

Ana Teresa Vicente, presidente da Câmara Municipal de Palmela e presidente do Conselho Diretivo da AMRS, encerrou o apinel e referiu-se ao PEDEPES como um instrumento que visa a melhoria das condições de vida e o desenvolvimento da Região. “Vale apena continuar a dizer que temos que pugnar para que as nossas instituições saibam defender a região!”, e acrescentou: “Estamos perante uma Região cheia de potencialidades”.

– PUB –

A seguir saudou a comissão que “foi incansável, dos autarcas, aos representantes do ensino, todos os agentes económicos, agentes culturais, sindicatos, enfim todos os que em conjunto souberam construir o PEDEPES.”

Ana Teresa Vicente encerrou a sua intervenção afirmando: “Espero que consigamos trabalhar em conjunto. Espero que este trabalho sirva a região!”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não