Medida é destinada a 150 crianças e realiza-se em três períodos distintos entre os dias 20 de julho e 28 de agosto
A Câmara Municipal de Setúbal vai promover o “Programa de Ocupação de Tempos Livres – Somos +Verão | Campo de Férias 2026”, uma iniciativa destinada aos filhos e dependentes dos trabalhadores municipais, com idades entre os 6 e os 13 anos.
O projeto, dirigido a 150 crianças, surge com o objetivo de apoiar a conciliação entre a vida profissional e familiar durante o período de férias escolares de verão e integra as medidas de inovação e boas práticas desenvolvidas pelo município.
O campo de férias realiza-se em três quinzenas, de 20 a 31 de julho, de 3 a 14 de agosto e de 17 a 28 de agosto. Em cada período, 50 crianças vão participar nas atividades, que decorrem entre as 08h30 e as 18 horas, tendo como base a Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância do Montalvão (Laranjeiras).
O programa inclui visitas culturais, atividades desportivas, oficinas artísticas e diversas experiências educativas, todas de participação gratuita.
Durante o funcionamento do campo de férias, as crianças serão acompanhadas por uma equipa de monitores e coordenadores operacionais, cumprindo os rácios de segurança legalmente exigidos.
O almoço é assegurado no local, mediante o pagamento de 30,30 euros por quinzena para as crianças dos 6 aos 9 anos e de 31,30 euros para as dos 10 aos 13 anos.
A iniciativa estende-se também aos trabalhadores dos Serviços Municipalizados de Setúbal e integra um conjunto de medidas de apoio aos funcionários municipais.
Refere o município que a medida se junta a uma lista de boas práticas onde se juntam “a formação profissional desenvolvida ao longo do ano, a promoção da saúde e segurança no trabalho – havendo, neste caso, um projeto desenvolvido com a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa –, as consultas de psicologia, medicina e enfermagem no trabalho ou os rastreios a doenças”. A lista inclui ainda a realização da Festa de Natal para os filhos dos trabalhadores, uma exposição de artes plásticas dos funcionários da autarquia, o reconhecimento dos trabalhadores com 20, 30 e 40 anos de serviço, a flexibilidade de horários e benefícios disponibilizados através de parcerias.