Ação decorreu numa área urbana de génese ilegal, na Quinta do Anjo. Cães eram mantidos em espaços sem condições de alojamento e higiene
O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) do Destacamento Territorial de Palmela da GNR resgatou 54 cães que se encontravam sem condições de bem-estar numa área urbana de génese ilegal na Quinta do Anjo. E no âmbito dessa ação identificou, nos dias 25 e 26, “duas pessoas pela prática do crime de maus-tratos a animais de companhia”.
Em comunicado, a GNR explica que a ação resultou de “uma denúncia recebida através da Linha SOS Ambiente e Território”. Face ao alerta foi “realizada uma ação de fiscalização conjunta, na localidade da Quinta do Anjo, direcionada para a verificação das condições de bem-estar animal numa Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI)”.
A ação culminou com a apreensão de um total de 54 cães. Segundo a GNR, 34 dos canídeos apreendidos foram “entregues a instituições”, 17 foram “entregues a fiel depositário” e os três restantes foram “entregues ao legítimo proprietário”.

Resultou ainda da ação a elaboração de “dois autos de notícia por crime de maus-tratos a animais de companhia” e ainda “dois autos de contraordenação por falta de condições de higiene, bem-estar animal e espaço adequado para o alojamento de canídeos”. Os factos, salienta a GNR, foram “comunicados ao Tribunal Judicial da Comarca de Setúbal.
A ação contou com o apoio da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), do médico veterinário do município de Palmela e do Gabinete de Fiscalização da Câmara Municipal de Palmela.