Ajuda prestada pela Caritas traduziu-se na entrega de dezenas de bens indispensáveis ao quotidiano das famílias afetadas
Quarenta e cinco famílias afetadas este ano pelo mau tempo no concelho de Alcácer do Sal, foram apoiadas pela Cáritas Arquidiocesana de Évora, num valor global superior a 31 mil euros.
Em comunicado enviado aos jornalistas, a Arquidiocese de Évora explicou que o Fundo de Emergência Social criado pela Cáritas de Évora para ajudar as vítimas das tempestades ocorridas em janeiro e fevereiro conseguiu reunir 48.992,42 euros.
“O montante resultou do peditório realizado pelas comunidades paroquiais da Arquidiocese de Évora, que angariou 38.992,42 euros, aos quais se juntou um donativo de 10.000 euros da Diocese de Setúbal”, pode ler-se.
Aludindo a dados da Cáritas, a arquidiocese precisou que foram instruídos “71 processos familiares”, após várias deslocações ao concelho de Alcácer do Sal, no mês de março, para “atendimento e levantamento das situações mais urgentes”.
Na sequência de uma “análise detalhada dos pedidos, até 31 de maio, tinham sido apoiadas 45 famílias, através da atribuição de 90 apoios, num valor global de 31.594,44 euros”, revelou.
A ajuda prestada pela Caritas traduziu-se na entrega de dezenas de bens indispensáveis ao quotidiano das famílias afetadas, indicou igualmente a arquidiocese.
Durante este período, foram disponibilizadas camas, mas também colchões, estrados, frigoríficos, fogões, fornos, máquinas de lavar roupa, equipamentos informáticos, mobiliário e diversos eletrodomésticos, a maioria destruída pelas inundações causadas pela subida do nível da água do Rio Sado.
Foi ainda possível, através do Fundo de Emergência, “financiar obras e materiais para recuperação das habitações, nomeadamente instalações elétricas, pintura, cozinhas e casas de banho, ajudando as famílias a reconstruir a normalidade das suas vidas após a catástrofe”, acrescentou.
No comunicado, a Arquidiocese de Évora especificou que, do valor total arrecadado através do fundo de emergência, foram entregues 10 mil euros à Cáritas Diocesana de Leiria para apoiar as populações afetadas pelas tempestades naquela região.
“O restante montante ficou disponível para responder às necessidades das famílias de Alcácer do Sal”, existindo ainda uma verba de 7.397,98 euros.
A Arquidiocese de Évora disse ainda aguardar pela “entrega da Renúncia Quaresmal deste ano” para “reforçar os recursos disponíveis e continuar a apoiar famílias” que necessitam de ajuda para recuperar dos prejuízos causados pela catástrofe.
E sublinhou “o papel das comunidades cristãs e dos benfeitores que responderam ao apelo lançado após a tragédia”, o que permitiu “uma resposta concreta às necessidades das populações mais afetadas”.
Pelo menos 19 pessoas morreram em Portugal entre o final de janeiro e o início de março na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que fizeram também várias centenas de feridos, desalojados e deslocados. Mais de metades das mortes foram registadas em trabalhos de recuperação.
Os temporais, que atingiram o território continental durante cerca de três semanas, sobretudo nas regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo, provocaram a destruição total ou parcial de milhares de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias, com prejuízos superiores a cinco mil milhões de euros.