Ideia de negócio vencedora garante a presença na final nacional que decorre na Universidade do Algarve entre 31 de agosto e 4 de setembro
A aplicação móvel “Gestuna”, dedicada à gestão operacional de grupos musicais e desenvolvida com enfoque inicial nas tunas universitárias portuguesas, venceu a final regional de Setúbal da 22.ª edição do Concurso Poliempreende, realizada na semana passada no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).
O projeto vencedor, que garante presença na final nacional do Poliempreende, que decorre entre 31 de agosto e 4 de setembro, na Universidade do Algarve, em Faro, foi criado pelos estudantes João Barros, da Escola Superior de Ciências Empresariais do IPS, e Rui Monteiro, da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal.
Ambos os estudantes integram a tuna académica T.A.S.C.A. A proposta consiste numa aplicação disponível para sistemas iOS e Android destinada à gestão operacional de grupos musicais. O prémio atribuído ao projeto tem o valor de dois mil euros.
O segundo lugar foi conseguido pelo projeto “Samuya”, desenvolvido por uma equipa de estudantes da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal composta por Guilherme Ribeiro, Luís Correia, João Anacleto e Gonçalo Mendes.
Este é um “sistema inteligente de auscultação que devolve ao utilizador o controlo sobre os sons que ouve, ao contrário dos auscultadores tradicionais com cancelamento de ruído (ANC), que eliminam todo o ambiente sonoro”, lê-se em informação enviada a O SETUBALENSE.
Na terceira posição ficou “Sweet and Chill”, projeto concebido por quatro estudantes da Escola Superior de Saúde do IPS – Nádia Figueiredo, Liliana Viegas, Ana Horta e Alexandra Figueiras – que consiste numa plataforma digital integrada dirigida a adolescentes com diagnóstico inaugural de Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1).
O júri da final regional foi composto por Eduardo Cruz, da Gastão, consultora de propriedade intelectual, Nádia Leitão, da StartUp Barreiro, Natália Henriques, da Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal (ADREPES), Pedro Andrade, da Fundação Santander, e Rui Gouveia, da incubadora Build Up Labs . No total foram avaliadas 19 ideias de negócio.
Segundo a organização, os projetos apresentados nesta edição abrangeram áreas como plataformas digitais, inteligência aplicada à gestão e organização de serviços, saúde e bem-estar, apoio à comunidade académica, economia circular e sustentabilidade.
O Poliempreende é uma rede de promoção do empreendedorismo entre instituições de ensino superior politécnico, organizada através de fases regional e nacional, com o objetivo de estimular a criatividade, inovação e a criação de empresas por estudantes, diplomados e docentes. Na última edição, o IPS conseguiu ficar no 2.º lugar na final nacional.