Público elege vencedor. Votação está aberta. Gala desta edição decorrerá no Cinema Teatro Joaquim d’Almeida, a 4 de abril
Fernando Caria, presidente da Câmara, Francisco dos Santos, professor e ex-autarca, e Ilídio Massacote, vice-presidente da Câmara e “tuba solista A” na Orquestra Sinfónica do Teatro São Carlos, são as personalidades nomeadas pela redação de O SETUBALENSE para Figura do Ano do Concelho do Montijo.
Agora cabe ao público decidir qual dos três nomes sairá vencedor, através de votação que já está aberta em https://golfinhosdeouro.systeme.io/votacoes2026, no âmbito dos prémios Golfinhos d’ Ouro, instituídos por O SETUBALENSE e pela Rádio Popular FM, para distinção das personalidades que se evidenciaram no ano anterior quer no plano local (concelho a concelho) quer no plano regional (em seis categorias).
O público pode escolher uma de entre três personalidades não só para o seu concelho como ainda para cada uma de seis diferentes categorias no plano regional. Os resultados vão ditar a eleição da Figura do Ano do Distrito, das Figuras do Ano regionais nas áreas de Sociedade, Economia, Desporto, Cultura e Política, além da Figura do Ano de cada um dos nove concelhos da Península de Setúbal e dos cinco que compõem o Litoral Alentejano.
A votação decorre até à meia-noite de 29 de março. Os vencedores serão conhecidos na Gala Gofinhos d’Ouro, que vai ter lugar a 4 de abril, pelas 21 horas, no Cinema Teatro Joaquim d’Almeida.
Concorrem pelo Golfinho d’Ouro referente a Figura do Ano do Concelho do Montijo Fernando Caria, Francisco dos Santos e Ilídio Massacote.
Fernando Caria conquistou a presidência da Câmara do Montijo como independente, depois de 12 anos como presidente da Junta de Montijo/Afonsoeiro eleito pelo PS. Demonstrou ter junto do eleitorado um capital de confiança superior ao do seu ex-partido, que detinha o poder há 28 anos.
Francisco dos Santos viu o seu trajeto reconhecido com a mais alta distinção do Município, a Medalha de Ouro do Concelho, e ainda com a atribuição do seu nome a um espaço educativo. No Montijo, foi professor, presidente da junta, vereador e líder do PS.
Ilídio Massacote afirmou-se como um dos principais rostos do movimento independente que ganhou as autárquicas. Destacou-se ainda na Orquestra Sinfónica do Teatro S. Carlos que fez história ao atuar no Carnegie Hall, em Nova Iorque.
Reconhecimento devido
Na cerimónia pública de apresentação do total de 60 nomeados, Francisco Alves Rito, diretor de O SETUBALENSE, realçou o espírito da iniciativa. “É uma forma de incentivar aquilo que se faz pelo desenvolvimento e pelo bem-estar na nossa região de Setúbal. Creio que é um dever que todos temos, de haver um reconhecimento público do trabalho, do mérito, do valor, do sacrifício daqueles que fazem algo por todos nós”, disse o diretor do jornal, sem deixar de vincar o papel preponderante de todos os que apoiam o evento. “Isto só é possível com um conjunto de apoios, na forma de patrocínios de empresas da região de Setúbal, que desta forma mostram também a sua preocupação com os valores da responsabilidade social e do bem comum”, salientou.
E Fernando Caria, presidente da Câmara Municipal do Montijo, reforçou o mérito do evento. “Reafirmo o orgulho que o Montijo tem em receber a 3.ª Gala Golfinhos d’Ouro, porque, além do reconhecimento aos 60 nomeados, serve também de incentivo a todos os que vivem na nossa comunidade, na nossa região”, considerou.
Esta é a terceira edição do evento, que visa premiar o talento, o êxito profissional, o impacto social e o altruísmo de personalidades da região em diversas categorias.
Apoios Gala com Patrocinadores Principais, Gold e Silver
A Gala Gofinhos d’Ouro conta com vários patrocinadores, divididos em três categorias: Principais; Gold; e Silver. Este ano, assumem-se como Patrocinadores Principais a Sikla e a m7. A estes juntam-se, como Patrocinadores Gold, a Libertas – Grupo Imobiliário, a Casa Ermelinda Freitas e a Caixa de Crédito Agrícola Entre Tejo e Sado. Como Patrocinadores Silver figuram a CB Clima (ar condicionado e assistência técnica), a Biostasia (Bioinovação Sustentável), Max Janelas (Janelas e Estores em PVC) e a Lisnave Estaleiros Navais S.A.
Organizada por O SETUBALENSE e pela Rádio Popular FM, esta terceira edição da Gala Golfinhos d’Ouro conta também com os seguintes apoios: Câmara Municipal do Montijo, Are & Be, Rafael Meseiro (hairstylist), Pão e Bolos do Montijo (Pastelaria, Padaria e Cafeteria) e o restaurante São Dubas.





