Nomes das 60 personalidades foram anunciados ao início da tarde desta quarta-feira, no Cinema Teatro Joaquim d’Almeida, no Montijo
Abre ao público à meia-noite desta quarta-feira, em https://golfinhosdeouro.systeme.io/, a votação para eleição das figuras da região e de cada concelho, que se destacaram no último ano. Os nomeados para os galardões Golfinhos d’Ouro – instituídos pelo jornal O SETUBALENSE e pela Rádio Popular FM, para premiar personalidades de mérito do Distrito de Setúbal – foram hoje anunciados, numa cerimónia pública que contou com a presença de cerca de uma centena de pessoas no Cinema Teatro Joaquim d’Almeida, no Montijo.
A partir da meia-noite de hoje estão a votação 60 nomes: três por cada uma de seis categorias regionais (Figura do Ano do Distrito de Setúbal e Figuras do Ano nas áreas de Sociedade, Economia, Cultura, Desporto e Política) e também três por cada um dos nove concelhos da Península de Setúbal e dos cinco do Litoral Alentejano.
A votação do público – que será encerrada à meia-noite de 29 de março – ditará os vencedores, sendo que cada pessoa pode votar nas seis figuras de âmbito regional e numa de âmbito local (de um concelho). Os vencedores serão anunciados na Gala Golfinhos d´Ouro, que terá lugar a 4 de abril, pelas 21 horas, no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida, no Montijo.
Antes de serem apresentados os nomeados, Francisco Alves Rito, diretor de O SETUBALENSE, realçou o espírito da iniciativa. “É uma forma de incentivar aquilo que se faz pelo desenvolvimento e pelo bem-estar na nossa região de Setúbal. Creio que é um dever que todos temos, de haver um reconhecimento público do trabalho, do mérito, do valor, do sacrifício daqueles que fazem algo por todos nós”, disse o diretor do jornal, sem deixar de vincar o papel preponderante de todos os que apoiam o evento. “Isto só é possível com um conjunto de apoios, na forma de patrocínios de empresas da região de Setúbal, que desta forma mostram também a sua preocupação com os valores da responsabilidade social e do bem comum”, salientou.
E Fernando Caria, presidente da Câmara Municipal do Montijo, reforçou o mérito do evento. “Reafirmo o orgulho que o Montijo tem em receber a 3.ª Gala Golfinhos d’Ouro, porque, além do reconhecimento aos 60 nomeados, serve também de incentivo a todos os que vivem na nossa comunidade, na nossa região”, considerou.
Nomeados regionais
Seguiu-se a apresentação dos nomes das 60 personalidades – pré-selecionadas pela redação de O SETUBALENSE –, que esteve a cargo de Susana Roldão, diretora de programas da Rádio Popular FM. E os nomeados são…
Para Figura do Ano do Distrito de Setúbal: Maria das Dores Meira, presidente da Câmara de Setúbal, Miguel Morgado, comentador e professor universitário, e Thomas Hegel Gunther, diretor-geral da Autoeuropa.
Para Figura do Ano de Sociedade: António Gonçalves, diretor-geral da EDUGEP, Jorge Quintas, secretário-geral da Fundação Amélia de Mello, e Pedro Dominguinhos, “provedor” do PRR.
Para Figura do Ano de Política: Frederico Rosa, presidente da Câmara do Barreiro, João Pedro Louro, deputado parlamentar pelo PSD, e Nuno Gabriel, líder distrital do Chega.
Para Figura do Ano de Economia: Armando Gomes, fundador da Lauak Portugal, José Fialho, presidente executivo da Simarsul, Vítor Caldeirinha, presidente dos portos de Setúbal e Lisboa.
Para Figura do Ano de Cultura: Bia Caboz, fadista, Carlos Seixas, fundador e diretor criativo do Festival Músicas do Mundo, e Célia David, atriz e diretora do Teatro de Animação de Setúbal.
Para Figura do Ano de Desporto: Danilo Ferreira, selecionador nacional de andebol adaptado e treinador do Clube Naval Setubalense, Margarida Silva, medalhada com ouro e prata nos Jogos Surdolímpicos em atletismo, e Mariana Duarte, presidente do Racing Power FC.
Nomeados por concelho
Estão ainda nomeadas três personalidades para cada um dos 14 concelhos.
Alcochete: António Labreca, músico da Sociedade Imparcial, Isabel Cristina Fernandes, arqueóloga e professora de história, e Jorge Perinú, responsável pelo grupo de Sevilhanas do Barrete Verde.
Almada: Filipe Pinto-Ribeiro, pianista, Ivan Gonçalves, presidente da concelhia do PS e vereador, e José Manuel Santos, presidente do Charneca de Caparica FC.
Barreiro: Armindo dos Santos Pereira, presidente da Associação de Basquetebol de Setúbal, Juvenal Silvestre, presidente da Junta de Palhais/Coina, e Vitor Pires, fundador da Auto Acessórios das Palmeiras.
Moita: Carlos Albino, presidente da Câmara, Pedro Brito de Sousa, presidente da Sociedade Moitense de Tauromaquia, e Pedro Ferreira, comandante dos Bombeiros.
Montijo: Fernando Caria, presidente da Câmara, Francisco dos Santos, professor e ex-autarca, Ilídio Massacote, vice-presidente da Câmara e músico da Sinfónica do Teatro S. Carlos.
Palmela: Ana Teresa Vicente, presidente da Câmara, Leonor Parente, bicampeã nacional de natação, e Sara Alves, nadadora campeã nacional de águas abertas.
Seixal: Bárbara Bandeira, cantora, Mário Morais de Almeida, médico, e Paulo Silva, presidente da Câmara.
Sesimbra: Andreia Conceição, diretora do Museu Marítimo de Sesimbra, Catarina Labisa, professora, e Paulo Carrilho Silva, engenheiro civil.
Setúbal: padre Casimiro Henriques, Joaquina Soares, diretora da Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, e Joana Negrão, cantora
Litoral Alentejano
Alcácer do Sal: Clarisse Campos, presidente da Câmara, Francisco Vacas, presidente da Associação de Agricultores de Alcácer do Sal, e Pedro Paredes (Zico), presidente do Atlético Clube Alcacerense.
Grândola: Guilherme Lourenço, artista visual, Luís Alexandre Vital, presidente da Câmara, e Sónia dos Reis, vereadora e deputada parlamentar.
Odemira: António Manuel Dias, encarregado geral do município, Fernando Cabecinha, presidente do Clube Desportivo Praia de Milfontes, e Zhivko Zhelyazkov, empresário.
Santiago do Cacém: Bruno Gonçalves Pereira, presidente da Câmara, Cláudia Estevão, vereadora e enfermeira, e Martim Jesus, campeão nacional de motociclismo em STK 600.
Sines: Álvaro Beijinha, presidente da Câmara, Pedro do Ó Ramos, presidente dos portos de Sines e Algarve, e Tiago Santos, diretor do Sines Tecnopolo.
A gala deste ano vai contar com várias atuações artísticas. Já confirmadas estão as presenças em palco de dois nomes montijenses: Luís Sequeira e João Pereira. Esta é a terceira edição do evento, que visa premiar o talento, o êxito profissional, o impacto social e o altruísmo de personalidades da região em diversas categorias.
Apoios Gala com Patrocinadores Principais, Gold e Silver
A Gala Gofinhos d’Ouro conta com vários patrocinadores, divididos em três categorias: Principais; Gold; e Silver. Este ano, assumem-se como Patrocinadores Principais a Sikla e a m7. A estes juntam-se, como Patrocinadores Gold, a Libertas – Grupo Imobiliário, a Casa Ermelinda Freitas e a Caixa de Crédito Agrícola Entre Tejo e Sado. Como Patrocinadores Silver figuram a CB Clima (ar condicionado e assistência técnica), a Biostasia (Bioinovação Sustentável), Max Janelas (Janelas e Estores em PVC) e a Lisnave Estaleiros Navais S.A.
Organizada por O SETUBALENSE e pela Rádio Popular FM, esta terceira edição da Gala Golfinhos d’Ouro conta também com os seguintes apoios: Câmara Municipal do Montijo, Are & Be, Rafael Meseiro (hairstylist), Pão e Bolos do Montijo (Pastelaria, Padaria e Cafeteria) e o restaurante São Dubas.